O mestre FIDE Fernando Ribeiro, único representante de Portugal no Campeonato do Mundo de Veteranos (categoria +50 Anos), terminou a prova a meio da tabela, na 75.ª posição.
O jogador da Casa do Povo de Mangualde, atual campeão nacional da categoria, somou 5,5 pontos nas 11 rondas do Mundial, que decorreu em Gallipoli (Itália).
Na 11.ª e derradeira ronda, Ribeiro, cotado com 2131 pontos Elo, defrontou o mestre FIDE checo Josef Obsivac (2236) e saiu derrotado do duelo. Apesar da derrota, Fernando Ribeiro, conhecido no nosso meio como “Fischer de Mangualde”, efetuou um torneio positivo, com um ganho de Elo de 8 pontos.
O vencedor do torneio e novo campeão do Mundo de +50 Anos foi o grande mestre israelita Victor Mikhalevski, que somou 9,5 pontos.
Nas restantes categorias, os campeões foram o mestre internacional ucraniano Alexander Reprintsev (+65 Absolutos), a grande mestre escocesa Ketevan Arakhamia-Grant (+50 Femininos) e e grande mestre feminina russa a jogar sob bandeira da FIDE Galina Strutinskaia (+65 Femininos).
Os Mundiais de Veteranos de Gallipoli sucederam aos de Porto Santo (Madeira), organizados em 2024 pela Federação Portuguesa de Xadrez.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.