As candidaturas ao estatuto de alto rendimento na FPX devem ser submetidas através do formulário disponibilizado neste site e serão posteriormente analisadas pelos órgãos competentes da Federação Portuguesa de Xadrez, de acordo com a legislação em vigor.
A FPX recebe candidaturas ao estatuto de praticante de alto rendimento, cabendo-lhe a apresentação das propostas de registo junto do IPDJ para homologação. O desporto de alto rendimento é reconhecido como um fator de desenvolvimento desportivo e implica critérios de seleção, rigor e exigência, estando reservado a agentes desportivos com resultados de elevado mérito em competições internacionais.
As candidaturas são formalizadas através do ficheiro disponibilizado nesta página, que deve ser devidamente preenchido e enviado para a FPX dentro dos prazos e condições indicados. Após receção, a FPX procede à análise da documentação e dos resultados desportivos apresentados, confirmando o enquadramento nos critérios legais antes de submeter a proposta de registo ao IPDJ.
O enquadramento jurídico do estatuto de alto rendimento encontra-se definido no Decreto Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, e respetiva regulamentação, bem como na informação disponível no portal do IPDJ sobre o Registo de Alto Rendimento, onde são descritos os níveis de qualificação, modalidades abrangidas e requisitos mínimos de resultados internacionais. Recomenda-se a todos os candidatos e clubes que consultem previamente esta informação oficial em https://ipdj.gov.pt/registo-de-alto-rendimento, de forma a verificarem se cumprem os critérios aplicáveis antes de submeterem a candidatura através da FPX.
Ficheiro para candidatura: download
PARTILHAR NO FACEBOOKCopyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.