São nove os xadrezistas portugueses que participam, a partir desta terça feira, dia 5 de setembro, até ao dia 14, nos Campeonatos Europeus de Jovens, que se realizam em Mamaia (Roménia). A esperança em bons resultados é grande, sobretudo no campeonato de Sub-18 feminino, para o qual a mestre FIDE Filipa Pipiras parte com o estatuto de número 1.
A jogadora do Xadrez Colégio Efanor está cotada com 2250 pontos Elo, suficientes para assumir a posição líder no ranking das Sub-18 femininas. O sonho do título europeu, ou, pelo menos, de um pódio final, é, portanto, legítimo para a já considerada melhor jogadora lusa de sempre.
A concorrência de Filipa Pipiras, no entanto, é muito forte, sobretudo vinda de jogadoras de países com enorme tradição na modalidade. São os casos da número 2, a mestre FIDE do Azerbaijão Ayan Allahverdiyeva (2169 pontos Elo), da número 3, a também mestre FIDE polaca Martyna Wikar (2136), e da número 4, outra mestre FIDE, a turca Zeynep Ciftci (2111). Além do mais, é sempre necessário ter em consideração que os Elos nas jogadoras abaixo dos Sub-18 são normalmente muito flutuantes, registando-se ganhos e perdas substanciais, pelo que um campeonato desta natureza é sempre supercompetitivo.
Outro representante luso a seguir com atenção nestes Europeus é o novíssimo mestre FIDE Gustavo Ribeiro na prova de Sub-16. O xadrezista do CA Téssera deu um salto qualitativo enorme neste verão de 2023, sobretudo nos torneios do circuito Portugal Chess Tour, e atingiu o título de mestre FIDE, a ser atribuído aquando da publicação na lista de outubro. Para já, com o Elo de 1 de setembro (2223), Gustavo é 26.º à partida do Europeu, entre 91 participantes. Esta categoria é a única que integra dois portugueses, pois, além de Gustavo Ribeiro, também João Pedro Afonso (CX A2D, n.º 68) tentará uma classificação acima do número de ordem inicial.
Esse sentimento, aliás, é o mesmo dos restantes jogadores da comitiva portuguesa, que têm como objetivo classificar-se acima do número de ordem inicial, ganhar Elo e assegurar a evolução técnica que um torneio deste género permite. Para ajudar ao cumprimento desses objetivos, a FPX conta com os treinadores António Fróis e Margarida Coimbra.
A primeira ronda dos Europeus está marcada para as 15 horas locais (menos uma em Portugal Continental) desta terça feira, dia 5. A plataforma Chess24 acompanha as principais partidas dos campeonatos.
São os seguintes, os representantes de Portugal nos Europeus de Mamaia (Roménia):
Sub-18 Femininos:
Filipa Pipiras (MF, Xadrez Colégio Efanor), n.º 1, 2250 pontos Elo
Sub-18 Absolutos:
Rodrigo Ribeiro (CA Téssera), n.º 58, 2105
Sub-16 Absolutos:
Gustavo Ribeiro (MF, CA Téssera), n.º 26, 2223
João Pedro Afonso (CX A2D), n.º 68, 1857
Sub-12 Femininos:
Margarida Ribeiro (CA Téssera), n.º 56, 1182
Sub-12 Absolutos:
José Rosa (AR Telheiras), n.º 77, 1385
Sub-10 Femininos:
Luísa Melo (Xadrez Colégio Efanor), n.º 48, 1077
Sub-10 Absolutos:
Tiago Frutuoso (Xadrez Colégio Efanor), n.º 75, 1229
Sub-08 Absolutos:
Francisco Silva (CX A2D), n.º 46, 1090.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.