O mestre FIDE José Guilherme Santos começou bem a participação no Campeonato da Europa Absoluto 2024, ao obter uma vitória e um empate nas duas primeiras rondas do torneio, que decorre na cidade de Petrovac, em Montenegro.
Número 185 à partida deste fortíssimo torneio, por via dos seus 2398 pontos Elo, o campeão nacional de 2023 entrou a ganhar, frente ao belga Roman De Winter, jogador com 1778 pontos Elo.
Na segunda jornada, o xadrezista agora ao serviço do Vitória SC obteve um excelente empate, perante o grande mestre suíço de origem chinesa Li Min Peng (2516). Tratou-se de um meio ponto importante para se enquadrar no objetivo de obtenção de uma noma de mestre internacional do jogador português, que ocupa a 131.ª posição na tabela, com 1,5 pontos, os mesmos do 48.º, num torneio que reúne a participação de 388 xadrezistas, 119 dos quais grandes mestres.
Também presente em Petrovac, a número 1 nacional, Filipa Pipiras, soma duas derrotas em dois jogos, registadas com adversários muito mais cotados. A mestre FIDE do Xadrez Colégio Efanor, número 304 do campeonato (com 2166 pontos Elo) perdeu com o grande mestre Evgenios Ioannidis (Grécia, 2497) e com o mestre internacional Ata Akbas (Turquia, 2466).
O Europeu Absoluto consta de 11 jornadas e decorre até ao dia 19 de novembro.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.