Os Campeonatos da Europa de Jovens, que decorrem em Praga (República Checa) até ao fim do mês de agosto, tiveram, nesta segunda feira, dia 19, as competições por seleções em ritmo de semi-rápidas. Portugal participou em todas as seis competições, com sete seleções, e obteve registos regulares, de valor muito idêntico. No entanto, há a registar a participação individual de Maksym Faryma, terceiro tabuleiro da seleção de Sub-14 absoluta, que registou seis vitórias e apenas uma derrota, equivalentes a um ganho de 56,8 pontos para o Elo de semi-rápidas.
Apesar da performance do jovem jogador do Independente Torrense, a seleção de Sub-14 absoluta ficou-se pela 20.ª posição, entre as 30 equipas presentes no torneio.
Na categoria de Sub-18 absolutos a nossa delegação apresentou duas seleções e, curiosamente, somaram ambas 6 pontos. Portugal 1 terminou em 20.º, enquanto Portugal 2 ficou em 21.º.
O 20.º lugar para os portugueses aconteceu também nos Sub-10 Absolutos, enquanto do lado feminino verificaram-se um 17.º lugar, nas Sub-10, um 18.º, nas Sub-14, e um 26.º, nas Sub-18, esta a performance menos conseguida pelas nossas representantes.
Nesta segunda feira, dia 19, também se jogaram as primeiras seis jornadas dos Europeus de Jovens de Rápidas e aqui voltou a brilhar Maksym Faryma, que soma 5 pontos e ocupa a quinta posição na categoria de Sub-12 absolutos, O jogador luso, número 1 do torneio, luta pelo título europeu e pode fazer história nesta terça feira, dia 20, quando se jogam as restantes 12 jornadas da competição.
O irmão de Maksym, Matviy Faryma, igualmente jogador do Independente Torrense, também está a dar boa conta de si no campeonato de Sub-16 Absolutos, no qual soma 5 pontos e ocupa a sexta posição.
Ao todo, estão em ação nestes campeonatos de rápidas 25 jogadores portugueses. Nas provas do ritmo clássico, que decorrem entre 21 e 31 de agosto, o número de xadrezistas lusos aumenta para 27.
Europeus de Jovens de Semi-rápidas por Equipas:
Classificações e composições das seleções de Portugal:
Sub-18 Absolutos:
1.º Espanha, 14 pontos
20.º Portugal 1 (MF Gustavo Ribeiro, MN David Farias, Matviy Faryma e Rodrigo Sarabando), 6
21.º Portugal 2 (João Pedro Almeida, João Pedro Afonso, Lucas Gonçalves e Tomás Veleirinho), 6.
Sub-14 Absolutos:
1.º Sérvia, 12 pontos
20.º Portugal (Ricardo Araújo, Lucas Moldovan, Maksym Faryma e Vasco Ferreira), 6.
Sub-10 Absolutos:
1.º Espanha 1, 12 pontos
20.º Portugal (Filipe Oliveira, Dinis Pereira, Leon Li e Tomás Almeida), 5.
Sub-18 Femininos:
1.º Ucrânia (Lviv), 11
26.º Portugal (Maria Beatriz Areal e Marta Almeida), 4.
Sub-14 Femininos:
1.º Polónia 2, 11 pontos
18.º Portugal (Sofia Valente e Beatriz Gonçalves), 6.
Sub-10 Femininos:
1.º Ucrânia (Lviv), 13 pontos
17.º Portugal (Maria Rita Matos e Leonor Pereira), 4.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.