À quinta jornada do Campeonato da Europa Feminino, as irmãs Ana Inês e Mariana Silva, representantes de Portugal na prova, conseguiram o feito inédito de uma dupla vitória. Ana Inês venceu, de pretas, a mestre FIDE austríaca Nikola Mayrhuber, enquanto Mariana superou, também com as peças pretas, a jogadora Jona Recica, do Kosovo.
O triunfo da mestre FIDE Ana Inês Silva, frente a uma adversária mais cotada (2162 contra 1792), deve ser particularmente saudado, pois permitiu à mais nova das irmãs Silva chegar aos 2,5 pontos, metade dos 5 possíveis, e colocar-se num ótimo 78.º lugar, entre as 136 jogadoras presentes neste Europeu, que decorre até ao dia 29 de março, na cidade de Patrovac, no Montenegro. Além de tudo, Ana Inês está com uma performance de 2077, portanto a ganhar 33,2 pontos para o Elo.
Já a vitória da campeã nacional Mariana Silva, perante uma adversária menos cotada (1920 contra 1231), serviu para somar o primeiro ponto na prova, depois de quatro derrotas nas quatro primeiras rondas. Mariana, número 116 à partida do torneio, está agora na 130.ª posição.
Na sexta jornada, a realizar nesta quinta feira, dia 23 de março, Ana Inês Silva sentar-se-á no 36.º tabuleiro, para defrontar a mestre internacional absoluta Klaudia Kulon (Polónia, 2290), enquanto Mariana Silva joga frente à inglesa Alaa Gamal, jogadora com 1748 pontos Elo.
As partidas, cujo início está marcado para as 14 horas (hora de Portugal Continental), podem ser acompanhadas nas várias plataformas de transmissão online, sobretudo a Chess24, o Follow Chess, a Chess Base e o Chess Bomb.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.