Cinco competições e cinco títulos. Os xadrezistas portugueses Matviy Faryma (Independete Torrense FC) e Sofia Valente (Xadrez Colégio Efanor) brilharam na 12.ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e venceram as provas em que participaram, com um registo 100% vitorioso.
Depois de Matviy Faryma ter triunfado na prova de semi-rápidas absoluta e de Sofia Valente ter feito o mesmo na competição de semi-rápidas feminina, o par português juntou-se para obter novo título, no torneio de Pares Mistos, realizado na vertente de partidas rápidas.
A cereja no topo do bolo da excelente presença do xadrez português em Dili (Timor-Leste) foi colocada com mais dois títulos, nas competições de clássicas absolutas e femininas, que fecharam a competição.
Os torneios de clássicas decorreram ao longo de três dias, em cinco jornadas, e neles Martviy Faryma e Sofia Valente ganharam as cinco partidas realizadas, vencendo ambos com um ponto de vantagem sobre os segundos classificados, nos dois casos xadrezistas angolanos.
Além dos dois jogadores Sub-16, a delegação portuguesa de Dili contou com Dominic Cross, presidente da FPX e chefe de missão, António Pereira dos Santos, selecionador nacional, e Margarida Coimbra, que integrou a equipa de arbitragem.
Provas de Clássicas – Classificações finais:
Abosluto:
1.º Matviy Faryma (Portugal), 5 pontos
2.º Célio Tcilulo (Angola), 4
3.º Celton Ramos (Cabo Verde), 2,5
4.º Rivanho Viegas (Timor-Leste), 2
5.º Denilson Simbine (Moçambique), 1
6.º Daniel Ramos (São Tomé e Príncipe), 0,5
Feminino:
1.º Sofia Valente (Portugal), 5
2.º Daniela Santana (Angola), 4
3.º Akiane Moreno (Cabo Verde), 3
4.º Melissa Moura (São Tomé e Príncipe), 1
5.º Lizete de Sousa (Timor-Leste), 1
6.º Ayrin Calumia (Moçambique), 1.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.