O mestre internacional José Francisco Veiga (Xadrez Colégio Efanor) confirmou o estatuto de número 1 do torneio e venceu o Open Internacional da Queima das Fitas 2023, prova de ritmo de clássicas que levou 140 jogadores ao Hotel D. Luís, em Coimbra, e que marcou o regresso do circuito Portugal Chess Tour.
José Francisco Veiga somou 6,5 pontos nas sete rondas do open, mais meio do que os segundo, terceiro, quarto e quinto classificados, o luso-francês Sancho Santos Oliveira (GD Dias Ferreira), David Farias (CX Colégio Português), Andres Iglesias (Espanha, GD Dias Ferreira) e Estevão Gomes C Norton de Matos)
Após averbar seis triunfos nas seis primeiras jornadas, Veiga fechou o torneio com um empate, frente a Sancho Santos Oliveira, resultado suficiente para terminar isolado na primeira posição.
De destacar o excelente torneio de Paulo Monteiro (O Amanhã da Criança), marcado pelo triunfo frente ao número 2 do torneio, o mestre internacional polaco Michal Luch (Académica de Coimbra), e pelo empate com o número 3, o mestre FIDE húngaro Daniel Grimm (Também da Académica). O xadrezista de O Amanhã da Criança fechou o top-10 do open.
Também o jovem campeão nacional de Sub-14, David Farias. brilhou a grande altura neste torneio, ao terminar em terceiro, com 6 pontos e um ganho de Elo FIDE de 44 pontos, situando-se agora bem acima do 2000. O jovem do CX Colégio Português dá-se muito bem com este torneio, pois na edição de 2022 terminou em quinto lugar.
A próxima prova do Portugal Chess Tour é o 3.º Torneio do Arunca, um open de partidas semi-rápidas a ter lugar em Soure, no dia 6 de maio.
Classificação final:
1.º José Francisco Veiga (MI, Xadrez Efanor), 6,5 pontos
2.º Sancho dos Santos Oliveira (França, GD Dias Ferreira), 6
3.º David Farias (CX Colégio Português), 6
4.º Andres Iglesias (Espanha, GD Dias Ferreira), 6
5.º Estevão Gomes (C Norton de Matos), 6
6.º Alberto Garcia Dorado (Espanha, Académica de Coimbra), 5,5
7.º Michal Luch (MI, Polónia, Académica de Coimbra), 5,5
8.º Roman Ryabukhin (FIDE, GX Alekhine), 5,5
9.º Daniel Grimm (MF, Hungria, Académica de Coimbra), 5
10.º Paulo Monteiro (O Amanhã da Criança), 5.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.