Depois de ter conquistado seis dos 14 títulos individuais no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Semi-rápidas de Jovens, o Xadrez Colégio Efanor fechou com chave de ouro um fim de semana histórico, ao arrecadar os dois títulos disponíveis nas provas coletivas, realizadas no domingo, 11 de maio, no Pavilhão do Luso (Mealhada).
O Colégio Efanor passou assim com nota máxima este teste à capacidade competitiva dos seus jovens xadrezistas, numa época muito bem sucedida nos campeonatos de jovens, pois já tinha brilhado nos torneios de rápidas e de clássicas.
No Grupo A dos campeonatos de semi-rápidas por equipas, que reuniu 30 conjuntos com jogadores das categorias de Sub-14 a Sub-20, o Xadrez Colégio Efanor A terminou isolado na frente, com 20 pontos, equivalentes a seis vitórias e um empate, cedido na terceira ronda, frente à Académica de Coimbra.
Importante para o sucesso do conjunto matosinhense foi o triunfo sobre o rival direto, Vitória SC A, na sexta jornada (2,5-1,5). Os vitorianos tiveram, assim, de se contentar com o segundo lugar, com 18 pontos, enquanto o Independente Torrense FC A fechou o pódio, com 17, os mesmos do CA Téssera, que ficou em quarto.
Ao nível individual destacaram-se na equipa campeã a mestre internacional feminina Filipa Pipiras (campeã individual de Sub-20 na véspera), que venceu todas as sete partidas efetuadas, e o mestre nacional Rodrigo Sarabando, com um registo de seis vitórias e um empate.
O domínio do Xadrez Colégio Efanor foi ainda mais notório no Grupo B, que reuniu equipas de jogadores das categorias de Sub-08 a Sub-12. Neste caso, a Efanor colocou duas equipas nos dois primeiros lugares. A equipa C do Xadrez Colégio Efanor ganhou o torneio com um percurso imaculado (sete jogos, sete vitórias e 21 pontos), tendo a equipa E da mesma instituição ficado na segunda posição, com 19 pontos (seis vitórias e uma derrota).
À semelhança do que sucedeu no Grupo A, o Independente Torrense FC, através da sua equipa B, ficou na terceira posição, com 17 pontos.
No conjunto campeão nacional, o primeiro tabuleiro, Tiago Frutuoso (campeão individual de Sub-12), foi o mais brilhante, com sete triunfos em sete partidas, mas os restantes também somaram performances assinaláveis: Diogo Borges e Nuno Costa somaram 6,5 pontos, enquanto Tomás Almeida averbou 6.
Classificações:
Grupo A:
1.º Xadrez Colégio Efanor A, 20 pontos
2.º Vitória SC A, 18
3.º Independente Torrense FC A, 17
4.º CA Téssera A, 17
5.º ADRC Mata de Benfica A, 16
6.º CX Colégio Português A, 16
7.º A. Académica de Coimbra, 16
8.º AFN Gil Eanes A, 16
9.º CX Sintra A, 16
10.º AR Telheiras A, 15.
Grupo B:
1.º Xadrez Colégio Efanor C, 21
2.º Xadrez Colégio Efanor E, 19
3.º Independente Torrense FC B, 17
4.º AFN Gil Eanes C, 16
5.º Estrelas S. João de Brito B, 16
6.º CXAE Filipa de Lencastre B, 16
7.º Vitória SC B, 15
8.º ADRC Mata de Benfica B, 15
9.º CA Téssera C, 15
10.º NS São Miguel B, 15.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.