Boa notícia para o xadrez português neste início de 2026. Matviy Faryma, jogador de 16 anos de origem ucraniana do Independente Torrense, já ultrapassou os 2300 pontos Elo e tornou-se no mais recente mestre FIDE luso.
O campeão nacional de Sub-16, que estava cotado com 2263 pontos na lista FIDE de 1 de janeiro de 2026, aproveitou os torneios por equipas do mês para somar cinco triunfos e arrecadar 34,8 pontos, subindo virtualmente para os 2308 pontos e garantindo por isso o título de mestre FIDE.
A vitória na segunda jornada do Nacional por Equipas da Série C da 2.ª Divisão, sobre Titus Bittner, no duelo AF Gil Eanes-Independente Torrense (que a equipa seixalense venceu, por 0,5-3,5), permitiu a Matviy Faryma somar os pontos suficientes para ultrapassar os 2300. Curiosamente, na semana anterior, as mesmas equipas defrontaram-se para a Taça de Portugal e Matviy Faryma também venceu Titus Bittner, triunfo que contribuiu para a passagem do Torrense para a fase seguinte (1-3).
As outras três vitórias de janeiro registaram-se na primeira ronda do Nacional da 2.ª Divisão (sobre o mestre nacional Bruno Ribeiro, da AX Portugal) e nas duas primeiras rondas do Campeonato da Estremadura por Equipas, em Espanha, no qual defende as cores do Cibeles.
Matviy Faryma promete um ano de 2026 em crescimento, depois de, em 2025, entre outros resultados de relevo, se ter sagrado campeão nacional de Sub-16, de ter conquistado o título absoluto nos Jogos dos Países de Língua Portuguesa, em Timor-Leste, e de ter terminado o Mundial de Sub-16 na 27.ª posição, entre 143 participantes.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.