O xadrez português tem mais um mestre FIDE, no caso o jovem Sub-20 Miguel Sismeiro, que atingiu os 2300 pontos Elo necessários para garantir o título. O jogador do Xadrez Colégio Efanor conseguiu o feito neste sábado, dia 18 de março, ao vencer a mestre internacional feminina Yanela Forgas (Cuba, 2323 pontos Elo) no segundo tabuleiro do encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal entre o Xadrez Efanor e o GD Dias Ferreira.
Para Miguel Sismeiro foi uma vitória histórica, pois, além de lhe garantir o acesso ao título de mestre FIDE, contribuiu para o triunfo da equipa, por 3-1, com direito ao apuramento para os quartos de final da prova.
Na lista de Elo FIDE de 1 de março Miguel Sismeiro estava cotado com 2289 pontos. Para atingir a barreira dos necessários 2300 pontos necessitava de ganhar pelo menos 11 pontos e conseguiu-o, através de vitórias no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – sobre a campeã nacional Mariana Silva (CX A2D), no dia 4 de março – e na Taça de Portugal, agora frente a Yonela Forgas.
O título de mestre FIDE de Miguel Sismeiro será validado pelo organismo máximo do xadrez mundial após a publicação da lista Elo de 1 de abril.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.