Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão da época 2021/2022 e já são conhecidas as equipas que garantiram a promoção à 2.ª Divisão. Vitória SC, CA Téssera B, Académica de Coimbra B, AFOX Sismaria, CX Sintra e Ateneu do Montijo são os conjuntos que garantiram a subida de escalão, por terem vencido as respetivas séries.
Na Série A, o Vitória SC chegou ao fim do torneio com os mesmos pontos do que a AX Cidade Curiosa (19), mas garantiu a subida através do triunfo no confronto direto, ainda para mais obtido pela diferença máxima (4-0).
Imitando os companheiros da equipa A, que garantiram a promoção à 1.ª Divisão, o CA Téssera B venceu a Série B da 3.ª Divisão e segue para a 2.ª Divisão da próxima época. O conjunto de S. João da Madeira dominou o torneio, terminando isoladíssimo com 18 pontos, mais 4 do que o GX Porto B e GD Dias Ferreira C.
Na Série C o triunfo final foi para a A. Académica de Coimbra B, que totalizou 20 pontos, mais um do que o CX Colégio Português B. A subida de divisão da Académica, no entanto, está condicionada pelo Campeonato da 1.ª Divisão, pois se a equipa A dos conimbricences descer de divisão, apenas haverá lugar para uma equipa na 2.ª Divisão. Nesse caso, quem garante a promoção será o SC Beira-Mar/Pizzarte A, terceiro classificado na Série C, já que o segundo, o CX Colégio Português, já tem uma equipa na 2.ª Divisão da próxima época.
Em ano de estreia, a AFOX/Sismaria A triunfou na Série D da 3.ª Divisão e garantiu a subida de escalão. Tal só sucedeu, no entanto, através das contas do desempate, pois a AFOX chegou ao fim das sete rondas empatada com a Associação Tabuleiro de Cores. As duas equipas tinham empatado entre si na terceira ronda, pelo que foi necessário recorrer ao item de desempate da soma de pontos por tabuleiros e aí os xadrezistas do AFOX levaram a melhor por um ponto (24,5 contra 23,5).
Na Série E, também muito equilibrada, o vencedor foi o CX Sintra, que somou 17 pontos, os mesmos do que o NS São Miguel B, valendo aqui o desempate através do confronto direto, favorável aos sintrenses (2,5-1,5).
O mesmo tipo de situação ocorreu na Série F, na qual o Ateneu do Montijo levou a melhor e garantiu a subida de divisão. Somou 18 pontos, os mesmos do Independente FC Torrense, mas fez valer o confronto direto (2,5-1,5).
As seis equipas vencedoras de série vão agora passar à fase seguinte, para discussão do título nacional da 3.ª Divisão de 2021/2022. Assim segue-se a fase eliminatória, para determinar os três finalistas do torneio de apuramento do campeão e o sorteio da ordem casa/fora foi já efetuado, nesta segunda feira, dia 30 de maio, na sede da FPX.
Os jogos, a realizar no dia 3 de julho, são os seguintes:
CA Téssera B-Vitória SC
AA Coimbra B-AFOX/Sismaria
Ateneu do Montijo-CX Sintra.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.