Justificando o estatuto de número do ranking inicial, o grande mestre cubano Lelys Martinez (GD Dias Ferreira) foi o vencedor da décima edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão, prova em ritmo de clássicas do circuito Portugal Chess Tour.
Lelys Martinez fez uma gestão criteriosa do torneio, jogando sempre na mesa 1, e somou 7,5 pontos nas nove jornadas, tantos quantos o búlgaro radicado na Galiza Vladimir Petkov (também do GD Dias Ferreira). Como se registou um empate em ambos (na oitava jornada), teve de ser necessário o recurso ao segundo critério de desempate e aí Lellys levou vantagem.
Na terceira posição ficou outro grande mestre e precisamente o número 3 do torneio, Ibragim Kamrakhulov (GD Dias Ferreira), com os mesmos 7 pontos do mestre FIDE inglês Jonathan Pein.
O melhor português na prova foi o surpreendente Rodrigo Ribeiro (CA Téssera), na quinta posição, liderando o grupo dos jogadores que somaram 6,5 pontos. Rodrigo juntou o feito à conquista de 108,4 pontos para o Elo, pelo que irá dar um salto para cima dos 2000 pontos.
O grupo dos jogadores com 6,5 pontos integrou seis xadrezistas lusos, num misto de experiência de juventude. Do lado dos mais experientes tivemos os mestres FIDE Fernando Ribeiro (sexto) e José Padeiro (sétimo) e o mestre nacional Paulo Pinho (oitavo) e, entre a nova geração, além de já referido Rodrigo Ribeiro, há a destacar Samuel Gonçalves (10.º com um ganho de 31,6 pontos para o Elo) e Lucas Gonçalves (11.º e um lucro de 98,4 pontos).
O décimo Torneio Internacional Cidade de Famalicão, realizado nas instalações do Complexo Desportivo Vale de S. Cosme, foi uma organização do CX A2D, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Câmara Municipal de Famalicão, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e da Cooperativa de Ensino Didáxis.
Esta foi a 17.ª e penúltima prova do Portugal Chess Tour da época 2022/2023, que fechará com o Leça Chess Open, também em ritmo de clássicas, a jogar-se entre os dias 31 de julho e 6 de agosto.
Classificação final:
1.º Lelys Martinez (GM, Cuba, 2490, GD Dias Ferreira), 7,5 pontos
2.º Vladimir Petkov (GM, Bulgária, 2464, GD Dias Ferreira), 7,5
3.º Ibragim Khamrakulov (GM, Espanha, 2413, GD Dias Ferreira), 7
4.º Jonathan Pein (MF, Inglaterra, 2276, GD Dias Ferreira), 7
5.º Rodrigo Ribeiro (Portugal, 1903, CA Téssera), 6,5
6.º Fernando Ribeiro (MF, Portugal, 2119, CP Mangualde), 6,5
7.º José Padeiro (MF, Portugal, 2125, O Amanhã da Criança), 6,5
8.º Paulo Pinho (MN, Portugal, 2162, Vitória SC), 6,5
9.º Rao Srinath (MI, Índia, 2287, GD Dias Ferreira), 6,5
10.º Samuel Gonçalves (Portugal, 2033, Ferroviários do Barreiro), 6,5.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.