O grande mestre ucraniano Vitaly Bernadskiy foi o grande vencedor do Torneio Sabir Ali, o principal evento do Festival Internacional da Figueira da Foz 2025, prova a contar para o circuito Portugal Chess Tour 2025/2026, que reuniu um lote de xadrezistas alta qualidade nas instalações do Hotel Sweet Atlantic.
Bernadskiy, cotado com 2491 pontos Elo, efetuou um torneio brilhante, ao somar 8 pontos nas 9 rondas da prova, numa performance de 2683 e um ganho de 20 pontos para o ranking Elo.
O jogador ucraniano terminou isolado, com mais meio ponto do que A. Ra Harikrishnan, mestre internacional indiano e número 1 do torneio (Elo de 2536), que vinha de um triunfo no Open Cidade de Lagos (a anterior prova do circuito), e que também efetuou uma grande prova, refletida numa performance de 2631.
Harikrishnan, inclusivamente, recebeu a meio do torneio a notícia de que a FIDE lhe outorgou o título de grande mestre, validando as normas que obteve em 2024 e 2025.
Na terceira posição ficou o polaco Radoslaw Psyk, jogador cotado com 2494 pontos Elo mas ainda sem títulos. No entanto, Psyk conseguiu no torneio figueirense a terceira norma de mestre internacional, pelo que sai de Portugal com o respetivo título no bolso.
O melhor português nesta quinta prova do circuito foi o mestre internacional e campeão nacional André Sousa, que terminou em sétimo, com 6 pontos. O jogador do Vitória SC andou sempre a lutar pelos primeiros lugares e subiu à primeira mesa na nona e derradeira jornada, para defrontar Bernadskiy, tendo sido derrotado. Ainda assim, André, cotado na lista Elo de novembro com 2444 pontos, subiu mais 3,2 no difícil open da Figueira.
O Torneio Sabir Ali 2025 manteve o nível que o coloca entre os melhores no circuito Portugal Chess Tour, com a presença de 95 jogadores, oriundos de 19 países. No lote de participantes destacaram-se os oito grandes mestres (sete absolutos e um feminino) e os 11 mestres internacional (nove absolutos e dois femininos).
A próxima prova do Portugal Chess é o Open da Freguesia de Benfica (Lisboa), torneio de semi-rápidas a realizar no feriado de 1 de dezembro.
Classificação final:
1.º Vitaliy Bernadskiy (GM, Ucrânia), 8 pontos
2.º A. Ra Harikrishnan (MI, Índia), 7,5
3.º Radoslaw Psyk (Polónia), 7
4.º VS Rathanel (MI, Índia), 7
5.º Vladimir Petkov (GM, Bulgária), 6,5
6.º Daniel Alsina (GM, Espanha), 6,5
7.º André Sousa (MI, Portugal), 6
8.º Nino Maisuradze (GMF, França), 6
9.º Bruno Martins (MF, Portugal), 6
10.º Ivan Povshedniy (MF, Ucrânia), 6.
Resultados e classificação completa em: https://s3.chess-results.com/tnr1285482.aspx?lan=10&art=1&rd=9&flag=30&SNode=S0
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.