Federação Portuguesa de Xadrez

Formação Desporto Escolar

 

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PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE XADREZ NO DESPORTO ESCOLAR

Esta iniciativa resulta de uma ação conjunta entre a Federação Portuguesa de Xadrez e a Direção Geral de Educação no âmbito do Desporto Escolar e conta com o apoio do IPDJ.

Este programa pretende através da certificação e qualificação dos formadores valorizar as potencialidades desta atividade. Os benefícios do xadrez são hoje consensualmente reconhecidos, exemplo disso, a Declaração do Parlamento Europeu, de 15 de março de 2012, sobre a introdução do programa «Xadrez na Escola» nos sistemas de ensino da União Europeia

Este programa assenta em 3 áreas:

i) Formação de professores na área do treino de xadrez

ii) Formação de alunos e professores na área da arbitragem

iii) Ações de promoção e divulgação

O primeiro ponto já em fase de implementação pretende encontrar um modelo com metodologias de intervenção transversais ao xadrez escolar e federado, através de ações de formação contínuas certificadas para professores do ensino básico e secundário e que simultaneamente poderão integrar o programa de formação de treinadores de grau 1. Assim tendo por base  o PNFT, seja em procedimentos, seja em matéria de conteúdos programáticos, construiu-se um modelo que permite aos docentes frequentar ações de formação creditadas ao nível do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, como igualmente podem entrar no processo de formação de treinadores de grau 1 do PNFT que poderá decorrer ao mesmo tempo.

Nesse sentido ficaram assim definidas, duas ações de formação de nível 1 e de nível 2 com precedência. A formação de nível 1, certifica e capacita o professor para a atuação ao nível do grupo-escola de xadrez no desporto escolar. Os professores que pretendam para além da frequência das referidas ações a certificação ao nível de treinador de grau 1, poderão integrar um curso de treinadores que tem 3 momentos distintos, a frequência da componente geral (caso ainda não a tenha), a frequência da componente específica que correspondem às ações de formação de nível 1 e de nível 2 e que sejam simultâneas à frequência da componente específica (Os formadores que ministram as ações têm a dupla competência) e finalmente o estágio. De acordo com o regulamento de estágio as Entidades de Acolhimento para o estágio são o Clubes Formadores FPX (os grupos-escola federados para efeito de estágios são Clubes Formadores da FPX pelo regulamento federativo).

 

 Ações de Formação para professores em 2021

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola II: "Adaptando o Treino do Xadrez de Clube a Ambiente Escolar”– Cinfães
janeiro de 2021- Formador: Paulo Costa – (duração 25 horas)

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em Ambiente Escolar” - Lisboa
Previsão maio de 2021- Formador: a designar – (duração 25 horas)

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em Ambiente Escolar” - Viana do Castelo
Previsão maio de 2021- Formador: Paulo Costa – (duração 25 horas)

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em Ambiente Escolar” - Vila Real
Previsão junho de 2021- Formador: Paulo Costa – (duração 25 horas)

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em Ambiente Escolar” - Beja
Previsão outubro de 2021- Formador: Paulo Costa – (duração 25 horas)

Designação da Ação: Ensino do Xadrez na Escola I: "Como abordar a modalidade em Ambiente Escolar”  - Penafiel
Outubro 2021- Formador: Paulo Costa – (duração 25 horas)

 

WorkShop para Professores 2021

Designação da Ação: Workshop - iniciação ao jogo de xadrez e arbitragem - Jornadas de formação do Desporto Escolar
Previsão junho de 2021- Formador: a indicar – (Duração 3 horas)

Designação da Ação: “Workshop Ensino de Xadrez na Escola no 1º ciclo” – Lousada
setembro de 2021- Formador: Paulo Costa – (Duração 13 horas)  
 
Designação da Ação: “Workshop Arbitragem no Xadrez em Ambiente Escolar e gestão do Clube de Xadrez Escolar” –
Previsão novembro de 2021- Formador: a indicar – (Duração 3 horas)

 

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