Na sequência dos últimos desenvolvimentos relacionados com o novo Coronavírus Covid-19, e na mais estrita interpretação das medidas tomadas pelo Estado português na luta contra a propagação da pandemia, a Federação Portuguesa de Xadrez decidiu, após reunião urgente da Direção, no dia 12 de março de 2020, suspender toda a atividade competitiva por tempo indeterminado.
No anterior Comunicado, a Direção da FPX havia dado conta da decisão de adiar para data oportuna os Campeonatos Nacionais de Jovens de Semi-rápidas por Equipas e de Rápidas Individual e por Equipas, os Campeonatos Nacionais de Jovens de Clássicas e os Campeonatos Nacionais de Veteranos, tendo sido deixada em aberto a possibilidade de realização da 4.ª jornada dos Campeonatos Nacionais por Equipas das 2.ª e 3.ª Divisões e da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. No entanto, o desenvolvimento da emergência nacional relacionada com o Coronavírus levam-nos agora a suspender toda a atividade competitiva, até podermos reorganizar o calendário de provas, de forma a garantir a realização das mesmas, naturalmente em datas diferentes das inicialmente definidas.
A FPX recomenda a todos os agentes do xadrez, principalmente as associações distritais e outros organizadores de torneios, que sigam a mesma opção de suspender a atividade competitiva.
Paralelamente a esta decisão de suspensão da atividade competitiva, a Direção da FPX decidiu também cancelar o estágio feminino, que estava marcado para os dias 28 e 29 de março de 2020.
Ao nível da Formação, são igualmente canceladas todas as ações presenciais que estavam previstas, mantendo-se, todavia, as ações via e-learning.
Os serviços da FPX estarão a trabalhar em teletrabalho, estando para já a sede da FPX com atividade condicionada às decisões superiores sobre a proteção de funcionários. A Loja online da FPX encontra-se a realizar envios à quarta-feira de cada semana.
Todos os contactos estarão disponíveis através dos emails habituais ou do telefone 213 579 144.
12 de março de 2020
A Direção da FPX,
Consulte os comunicados em: http://www.fpx.pt/web/institucional/comunicados
Com um recorde de participantes nos dois escalões (45 jogadores nos Sub-2000 e 51 nos Sub-1600) decorreram nas instalações do Centro de Comércio e Exposições de Matosinhos (Antiga Fábrica Vasco da Gama) os Campeonatos Nacionais de Amadores 2024/25. Na categoria dos mais cotados em termos de Elo...
O mestre internacional André Sousa (Vitória SC) sagrou-se campeão nacional absoluto pela sexta vez em oito campeonatos, ao vencer a prova da época 2024/25, realizada nas instalações do Centro de Comércio e Exposições de Matosinhos, no âmbito da Cidade Europeia do...
Os títulos nacionais de Amadores na variante de Rápidas foram conquistados por Ricardo Araújo (Académica de Coimbra) e Miguel Vitoriano (Xadreznómico), vencedores, respetivamente. dos torneios das categorias de Sub-2000 e de Sub-1600. As duas provas levaram ao pavilhão principal do Centro de...
A festa do xadrez em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto, fechou com os Campeonatos Nacionais de Amadores de Semi-rápidas 2024/25, nas categorias de Sub-2000 e Sub-1600, que levaram ao Centro de Comércio e Exposições, Antiga Fábrica Vasco da Gama, um recorde de participação, com 130 jogadores...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.