No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está patente ao público a exposição “Jogos Cruzados”, uma extraordinária mostra de coleções de tabuleiros e jogos com especial destaque para o xadrez.
Baseada numa das maiores coleções privadas do mundo, a exposição inspira-se na migração e troca de jogos entre o Oriente e o Ocidente ao longo de 500 anos. Ou seja, na maior parte dos casos, os tabuleiros e peças foram construídos no Oriente e depois exportados para o mercado europeu e é precisamente este detalhe que dá o nome completo à exposição: “Jogos Cruzados. Viagens entre o Oriente e Ocidente”.
Segundo a sinopse da exposição fornecida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, é possível, através dos jogos de tabuleiro, compreender melhor a relação entre o Oriente e o Ocidente a partir do século XVI.
O Museu Nacional de Arte Antiga aproveita a exposição para uma homenagem póstuma a Dagoberto Markl, investigador daquele museu, historiador, escritor e figura do xadrez nacional falecido em 2010.
A Federação Portuguesa de Xadrez, na pessoa do presidente, Dominic Cross, marcou presença na inauguração da exposição, presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A exposição está patente ao público no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga (Galeria de Exposições Temporárias) até ao dia 25 de setembro.
Veja aqui o vídeo promocional da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=myiWe6ZjRV0
Mais informações através do link: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/jogos-cruzados
Terminou em Patrovac (Montenegro) o Campeonato da Europa Absoluto de 2024 e os dois xadrezistas portugueses presentes, apesar de terem somado o mesmo número de pontos (4,5 em 11), tiveram sortes diferentes em termos de performances e expectativas. José Guilherme Santos, campeão nacional de 2023, começou bem o torneio,...
O grande mestre arménio Karen Grigoryan repetiu os sucessos de 2020 e 2022 e venceu pela terceira vez o Festival Internacional da Figueira da Foz-Torneio Sabir Ali, prova do circuito Portugal Chess Tour, que este ano voltou a contar para o Grand Prix da FIDE. Grigoryan era o número 1 à partida da mais forte prova do ano em...
O mestre FIDE Bruno Martins (AFOX) voltou aos triunfos em torneios do Portugal Chess Tour, ao impor-se no Open do 188.º Aniversário do Concelho de Seixal, a oitava prova do circuito 2024/25. Especislista em semi-rápidas, Bruno Martins justificou o estatuto de número 1 do torneio, vencendo com 8 pontos em 9 jogos,...
O grande mestre sérvio radicado em Espanha Aleksa Strikovic foi o grande vencedor do 2.º Open Internacional Cidade de Lagos/Hotel Vila Galé, a sexta prova do circuito Portugal Chess Tour 2024/2025. Neste terceiro torneio em ritmo de clássicas do circuito, realizado na cidade algarvia de Lagos, participaram 101 jogadores,...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.