No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está patente ao público a exposição “Jogos Cruzados”, uma extraordinária mostra de coleções de tabuleiros e jogos com especial destaque para o xadrez.
Baseada numa das maiores coleções privadas do mundo, a exposição inspira-se na migração e troca de jogos entre o Oriente e o Ocidente ao longo de 500 anos. Ou seja, na maior parte dos casos, os tabuleiros e peças foram construídos no Oriente e depois exportados para o mercado europeu e é precisamente este detalhe que dá o nome completo à exposição: “Jogos Cruzados. Viagens entre o Oriente e Ocidente”.
Segundo a sinopse da exposição fornecida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, é possível, através dos jogos de tabuleiro, compreender melhor a relação entre o Oriente e o Ocidente a partir do século XVI.
O Museu Nacional de Arte Antiga aproveita a exposição para uma homenagem póstuma a Dagoberto Markl, investigador daquele museu, historiador, escritor e figura do xadrez nacional falecido em 2010.
A Federação Portuguesa de Xadrez, na pessoa do presidente, Dominic Cross, marcou presença na inauguração da exposição, presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A exposição está patente ao público no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga (Galeria de Exposições Temporárias) até ao dia 25 de setembro.
Veja aqui o vídeo promocional da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=myiWe6ZjRV0
Mais informações através do link: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/jogos-cruzados
A Direção da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) vem, por este meio, informar todos os clubes, atletas e demais interessados sobre as seguintes alterações ao calendário competitivo e eventos nacionais:1. Adiamento de Jogos – 4ª Jornada (CN Equipas)Após solicitação...
Decorreu neste domingo, dia 1 de fevereiro, a terceira eliminatória da Taça de Portugal 2025/26, correspondente aos 16 avos de final da prova. Quase todas as equipas que se apresentaram para os encontros com quartetos mais fortes confirmaram o respetivo favoritismo. O duelo à partia mais prometedor era o encontro entre a AX...
O mestre internacional Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo) venceu, pela terceira vez em quatro edições, o Torneio Centenário do Sport Operário Marinhense, prova de semi-rápidas a contar para o circuito Portugal Chess Tour, que contou com 77 jogadores nas instalações do SOM, um dia depois do...
Com um percurso 100% vitorioso, o Estrelas S. João de Brito A conquistou o título nacional de semi-rápidas, após prova que levou 144 formações às instalações do Sport Operário Marinhense (Marinha Grande). Este foi o segundo título consecutivo da equipa lisboeta, que...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.