No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está patente ao público a exposição “Jogos Cruzados”, uma extraordinária mostra de coleções de tabuleiros e jogos com especial destaque para o xadrez.
Baseada numa das maiores coleções privadas do mundo, a exposição inspira-se na migração e troca de jogos entre o Oriente e o Ocidente ao longo de 500 anos. Ou seja, na maior parte dos casos, os tabuleiros e peças foram construídos no Oriente e depois exportados para o mercado europeu e é precisamente este detalhe que dá o nome completo à exposição: “Jogos Cruzados. Viagens entre o Oriente e Ocidente”.
Segundo a sinopse da exposição fornecida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, é possível, através dos jogos de tabuleiro, compreender melhor a relação entre o Oriente e o Ocidente a partir do século XVI.
O Museu Nacional de Arte Antiga aproveita a exposição para uma homenagem póstuma a Dagoberto Markl, investigador daquele museu, historiador, escritor e figura do xadrez nacional falecido em 2010.
A Federação Portuguesa de Xadrez, na pessoa do presidente, Dominic Cross, marcou presença na inauguração da exposição, presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A exposição está patente ao público no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga (Galeria de Exposições Temporárias) até ao dia 25 de setembro.
Veja aqui o vídeo promocional da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=myiWe6ZjRV0
Mais informações através do link: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/jogos-cruzados
Ao obter seis dos 14 títulos em disputa, mais as classificações coletivas absoluta e feminina, o Xadrez Colégio Efanor foi o dominador do Campeonato Nacional de Jovens 2024/25, prova que levou três centenas de jogadores a São Pedro do Sul. Os seis títulos da Efanor foram conquistados nas categorias...
A mestre FIDE e campeã nacional Ana Inês Silva terminou o Campeonato da Europa Feminino na 115.ª posição, após um torneio regular. Após 11 rondas da prova, que decorreu em Rodes (Grécia), a jogadora do CX A2D) somou 4 pontos, correspondentes a duas vitórias, quatro empates e cinco...
O grande mestre Jorge Viterbo Ferreira, número 1 do xadrez português, atingiu a melhor pontuação Elo de sempre de um jogador luso, ao surgir cotado com 2549 pontos na lista de 01 de abril de 2025. O xadrezista do GD Dias Ferreira supera assim por quatro pontos a melhor cotação de sempre de um jogador de...
O jovem sub-18 Rodrigo Sarabando (Xadrez Colégio Efanor) é o mais recente jogador a entrar no “clube” dos mestres nacionais, ao conseguir superar a barreira dos 2200 pontos Elo FIDE na lista de abril de 2025. Rodrigo Sarabando teve um mês de março muito proveitoso, tendo conquistado praticamente 100 pontos...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.