No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está patente ao público a exposição “Jogos Cruzados”, uma extraordinária mostra de coleções de tabuleiros e jogos com especial destaque para o xadrez.
Baseada numa das maiores coleções privadas do mundo, a exposição inspira-se na migração e troca de jogos entre o Oriente e o Ocidente ao longo de 500 anos. Ou seja, na maior parte dos casos, os tabuleiros e peças foram construídos no Oriente e depois exportados para o mercado europeu e é precisamente este detalhe que dá o nome completo à exposição: “Jogos Cruzados. Viagens entre o Oriente e Ocidente”.
Segundo a sinopse da exposição fornecida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, é possível, através dos jogos de tabuleiro, compreender melhor a relação entre o Oriente e o Ocidente a partir do século XVI.
O Museu Nacional de Arte Antiga aproveita a exposição para uma homenagem póstuma a Dagoberto Markl, investigador daquele museu, historiador, escritor e figura do xadrez nacional falecido em 2010.
A Federação Portuguesa de Xadrez, na pessoa do presidente, Dominic Cross, marcou presença na inauguração da exposição, presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A exposição está patente ao público no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga (Galeria de Exposições Temporárias) até ao dia 25 de setembro.
Veja aqui o vídeo promocional da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=myiWe6ZjRV0
Mais informações através do link: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/jogos-cruzados
O grande mestre ucraniano Vitaly Bernadskiy foi o grande vencedor do Torneio Sabir Ali, o principal evento do Festival Internacional da Figueira da Foz 2025, prova a contar para o circuito Portugal Chess Tour 2025/2026, que reuniu um lote de xadrezistas alta qualidade nas instalações do Hotel Sweet Atlantic. Bernadskiy, cotado com...
O mestre internacional indiano A. Ra. Harikrishnan confirmou o estatuto de número 1 do ranking inicial e venceu Open Internacional de Xadrez Cidade de Lagos, a quarta prova do circuito Portugal Chess Tour, terceira no ritmo de clássicas. Harikrishnan somou 7,5 pontos nas nove rondas da prova, os mesmos do grande mestre islandês...
Tomás Almeida, na 18.ª posição dos Sub-08 Absolutos, foi o mais bem classificado dos 15 xadrezistas portugueses presentes nos Europeus de Jovens, que decorreram em Budva (Montenegro). O torneio, no entanto, não correu bem ao jovem jogador do Xadrez Colégio Efanor, pois esperava-se que lutasse por um lugar no...
O mestre internacional ucraniano Vladislav Larkin foi o vencedor do GXA Memorial Alekhine 2025, torneio fechado realizado em Lisboa e organizado pelo GX Alekhine, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Xadrez. Larkin, que habitualmente defende as cores do Estrelas de S. João de Brito nos torneios em Portugal,...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.