No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está patente ao público a exposição “Jogos Cruzados”, uma extraordinária mostra de coleções de tabuleiros e jogos com especial destaque para o xadrez.
Baseada numa das maiores coleções privadas do mundo, a exposição inspira-se na migração e troca de jogos entre o Oriente e o Ocidente ao longo de 500 anos. Ou seja, na maior parte dos casos, os tabuleiros e peças foram construídos no Oriente e depois exportados para o mercado europeu e é precisamente este detalhe que dá o nome completo à exposição: “Jogos Cruzados. Viagens entre o Oriente e Ocidente”.
Segundo a sinopse da exposição fornecida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, é possível, através dos jogos de tabuleiro, compreender melhor a relação entre o Oriente e o Ocidente a partir do século XVI.
O Museu Nacional de Arte Antiga aproveita a exposição para uma homenagem póstuma a Dagoberto Markl, investigador daquele museu, historiador, escritor e figura do xadrez nacional falecido em 2010.
A Federação Portuguesa de Xadrez, na pessoa do presidente, Dominic Cross, marcou presença na inauguração da exposição, presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
A exposição está patente ao público no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga (Galeria de Exposições Temporárias) até ao dia 25 de setembro.
Veja aqui o vídeo promocional da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=myiWe6ZjRV0
Mais informações através do link: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/jogos-cruzados
Há uma novidade no Calendário Nacional da FPX, uma competição inovadora e inclusiva que promete destacar o espírito de equipa e a igualdade no xadrez. O Campeonato Nacional de Pares Mistos realiza-se no próximo dia 15 de junho de 2025, em Vialonga, será disputado em equipas de dois jogadores em...
Depois de ter conquistado seis dos 14 títulos individuais no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Semi-rápidas de Jovens, o Xadrez Colégio Efanor fechou com chave de ouro um fim de semana histórico, ao arrecadar os dois títulos disponíveis nas provas coletivas, realizadas no domingo, 11 de maio, no...
O primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Jovens de Semi-rápidas, que se realizam no Luso (Mealhada), foi uma demonstração de vitalidade do xadrez jovem no nosso país. Nas sete provas individuais, que atribuíram 14 títulos, estiveram em ação 372 jogadores (um recorde), e quem mostrou mais...
A russa jovem russa radicada em Portugal Veronika Ryabukhina (GX Alekhine) repetiu a vitória obtida no ano passado no Campeonato Nacional Feminino, mas o título foi para a mestre FIDE Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica), que assim coloca pela primeira vez o nome na galeria de campeãs nacionais. Ryabulhina dá-se bem...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.