O campeão nacional e mestre FIDE José Guilherme Santos, representante de Portugal no Mundial Absoluto de Sub-20, terminou a prova num modesto 85.º lugar, com 5 pontos em 11 jornadas, resultado abaixo do esperado.
O jogador da A.XAT Montemor-o-Novo, que, na época de 2022/23 conquistou os títulos nacionais absoluto, de Sub-20 e de partidas rápidas, chegou ao Mundial da Cidade do México com legítimas aspirações a uma boa classificação e à obtenção da terceira norma de mestre internacional, mas a fase final do torneio não correu nada bem e José Guilherme Santos sofreu três derrotas nas três últimas rondas.
Depois de ter perdido a possibilidade de obter a norma de mestre internacional com uma derrota na nona jornada frente ao mestre internacional Andy Woodward (2480 pontos Elo), José Guilherme, que iniciou o torneio com 2392 pontos Elo e era o número 43 da lista, sofreu duas derrotas inesperadas, nas 10.ª e 11.ª jornadas, frente a jogadores menos cotados, o colombiano Andres Garzon (2144) e o panamiano Andre Mendez (2066).
Tais derrotas deixaram marca na performance do campeão nacional, que se ficou nos 2174 e perdeu 41,6 pontos para o Elo.
Recorde-se que José Guilherme Santos, depois de se sagrar, em Coimbra, campeão nacional absoluto com 8 pontos em 9 jornadas, surgiu na lista Elo de 1 de outubro com 2449 pontos Elo.
O novo campeão do Mundo de Sub-20 é o grande mestre francês Marc Andrea Maurizzi, que somou 8,5 pontos, tantos quantos Aerseniy Nesterov (FIDE) e Luka Budisavlevic (Sérvia), que completaram o pódio final.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.