As seleções de Portugal presentes na 45.ª edição das Olimpíadas entraram a ganhar e com resultados confortáveis na grande competição mundial de xadrez por equipas, que decorre em Budapeste (Hungria).
A equipa absoluta venceu as Maldivas, por 3,5-0,5, enquanto a equipa feminina brindou a congénere do Liechenstein com a vitória pela diferença máxima (4-0).
No encontro entre Portugal e Maldivas, jogado na mesa 54, os jogadores portugueses obtiveram vitórias concludentes nos segundo, terceiro e quarto tabuleiros, através do grande mestre Luís Galego, do mestre internacional Ruben Pereira e do mestre FIDE José Guilherme Santos, mas verificou-se uma surpresa no primeiro tabuleiro, onde o grande mestre Jorge Ferreira (2535) não foi além de um empate frente ao mestre FIDE Shuaau Muhammed (2052).
Este empate não comprometeu minimamente o triunfo de Portugal e, curiosamente, foi idêntico a muitos concedidos pelas seleções mais fortes, entre as quais a do Irão (número 10 do torneio), que defronta Portugal na segunda ronda.
Do lado feminino tudo correu na perfeição na mesa 63, com Mariana Silva, Ana Inês Silva, Raquel Duque e Camila Avelino a obterem as vitórias parciais que a diferença de rating lhes conferia à partida.
Na segunda jornada, marcada para as 15 horas desta quinta feira, dia 12 de setembro (14 em Portugal Continental), a equipa feminina lusa mede forças com a Grécia.
As Olimpíadas de Budapeste decorrem até ao dia 22 de setembro, no complexo desportivo Jano Koltai, ao lado do Estádio Ferenk Puskas.
As partidas podem ser seguidas através dos seguintes links:
Absolutos - https://chessolympiad2024.fide.com/live-games/open
Femininos - https://chessolympiad2024.fide.com/live-games/women
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.