Apesar da derrota na 11.ª e derradeira jornada do Campeonato Europeu, o mestre internacional e campeão nacional André Sousa fechou o forte torneio num excelente 107.º lugar (com os mesmos 6,5 pontos do 89.º), bem acima do número do ranking inicial, que era o 149.
Já sem possibilidades de atingir a norma de grande mestre, André Sousa defrontou o grande mestre ucraniano Vitali Bernadskiy na 11.ª e última jornada do Europeu de Vrnjacka Banja (Sérvia) e, conduzindo as peças pretas, foi derrotado com naturalidade, perante um adversário mais cotado (2611 contra 2464 pontos Elo).
O desaire não retirou brilhantismo ao torneio do tetracampeão nacional, que, apesar de não ter logrado a tão procurada norma de grande mestre, ficou numa posição “reservada” precisamente aos grandes mestres. Assim, o 107.º lugar entre 480 participantes, numa prova que juntava 128 grandes mestres, deve ser considerado como muito positivo, até porque os 6,5 pontos em 11 possíveis permitiram ao xadrezista do Vitória SC terminar com uma performance de 2495 e um ganho de 6 pontos para o Elo.
Nos registos do jogador português no Europeu salientam-se o empate frente ao grande mestre espanhol e campeão europeu de semi-rápidas, Jaime Santos Latasa (sétimo classificado no final), e a vitória frente ao grande mestre romeno Mircea-Emilian Parligras.
O Campeonato da Europa da Sérvia foi ganho pelo grande mestre russo a jogar sob a bandeira da FIDE, Alexei Sarana, com 8,5 pontos, os mesmos do romeno Kiril Shvevchenko e do jovem belga Daniel Dardha, xadrezista bem conhecido dos portugueses, dadas as participações nos torneios do nosso país, sobretudo o Campeonato Nacional por Equipas.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.