A seleção absoluta de Portugal obteve um triunfo satisfatório as Ilhas Faroé (2,5-1,5), na oitava jornada do Campeonato da Europa, que decorre em Batumi (Geórgia), e entra na nona e decisiva ronda à procura de subir para meio da tabela classificativa. Com três vitórias, um empate e quatro derrotas, os portugueses somam 7 pontos e ocupam a 32.ª posição, um registo que pode ainda ser melhorado caso consigam um resultado positivo frente à Suécia, o adversário da última jornada.
Na vitória sobre as Ilhas Faroé registaram-se triunfos parciais do mestre FIDE José Bárria (2376), no segundo tabuleiro, e do mestre internacional David Martins (2430), no quarto, respetivamente frente a Lutijen Apol (MF, 2318) e a Martin Poulsen (MF, 2276), enquanto o mestre internacional e campeão nacional André Sousa (2433) empatou no primeiro tabuleiro com Hogni Nielsen (2389). A única derrota ocorreu no terceiro tabuleiro, no qual Bruno Martins (MF, 2363) inclinou o rei perante Rogvi Egilstoft (MF, 2304).
O duelo da derradeira ronda entre Portugal e Suécia tem um interesse extra no primeiro tabuleiro, no qual André Sousa defronta o forte grande mestre Nils Grandelius, o número 75 do Mundo, com os seus 2645 pontos Elo. Em caso de resultado positivo (empate ou vitória), André Sousa poderá arrecadar a segunda norma de grande mestre do respetivo currículo. Para já, André Sousa segue com uma performance de 2562 e está a ganhar 13,4 pontos para o Elo, fruto dos 5 pontos somados em oito partidas.
Também David Martins está a protagonizar um bom torneio, com 4,5 pontos em seis partidas e uma performance de 2497 pontos para o Elo.
A derradeira jornada do Europeu está marcada para as 12 horas locais (menos 3 em Lisboa) deste dia 14 de outubro. As partidas podem ser acompanhadas nas plataformas Lichess e Chess.com.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.