Foi o mais jovem português em ação nos Europeus de Jovens de Semi-rápidas, mas também foi o mais bem sucedido. Tomás Almeida terminou na 12.ª posição na categoria de Sub-08, um excelente resultado do jogador do Xadrez Colégio Efanor, já que era o número 26 à partida do torneio, que reuniu 55 xadrezistas.
Os torneios de semi-rápidas foram as primeiras competições dos Europeus de Jovens, que decorrem até 31 de agosto em Praga (República Checa). Além de Tomás Almeida representaram Portugal nas provas de semi-rápidas mais cinco jogadores, com resultados dentro do esperado.
Tomás Almeida somou 6 pontos nas nove rondas do respetivo torneio, os mesmos do oitavo classificado, numa prova dominada pelos ucranianos, que viram Myron Netrebka sagrar-se campeão.
Depois das semi-rápidas individuais, os Europeus de Praga passam para as competições individuais de rápidas e coletivas de semi-rápidas, a decorrerem nos dias 19 e 20 de agosto. Portugal surge representado nestas provas com 25 jogadores, distribuídos nas 12 categorias do programa. Ao nível coletivo, a nossa comitiva apresenta sete equipas, duas nos Sub-18 Absolutos e uma nos Sub-14 Absolutos, Sub-10 Absolutos, Sub-18 Femininos, Sub-14 Femininos e Sub-10 Femininos.
Terminados os ritmos mais rápidos, chega a vez do menu principal destes Europeus, as provas no ritmo de clássicas, que se realizam entre 21 e 31 de agosto, em nove jornadas, uma por dia, à exceção do dia 27, destinado ao descanso.
Europeus de Jovens de Semi-rápidas:
Classificações dos jogadores portugueses:
Sub-08 Absolutos:
12.º Tomás Almeida, 6 pontos
Sub-18 Absolutos:
31.º MF Gustavo Ribeiro, 4,5
40.º Lucas Gonçalves, 4
41.º João Pedro Afonso, 4
Sub-12 Absolutos:
53.º Vasco Ferreira, 4
Sub-14 Femininos:
42.º Margarida Ribeiro, 2,5.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.