Oito anos depois da última participação, a seleção absoluta de Portugal vai regressar ao Campeonato da Europa, cuja 25.ª edição decorre em Batumi (Geórgia), de 5 a 14 de outubro de 2025.
Numa seleção jovem, dois dos cinco jogadores repetem a presença do Europeu de 2017 (jogado em Hersonissos, Grécia), os mestres internacionais David Martins e André Sousa. Outros dois xadrezistas, os mestres FIDE Bruno Martins e Gustavo Ribeiro, estreiam-se em convocatórias na equipa absoluta, enquanto o mestre FIDE José Bárria mantém o lugar na equipa lusa, que já defendeu nas Olimpíadas de Chennai (Índia, 2022) e de Budapeste (Hungria, 2024).
A convocatória inicial do selecionador António Pereira dos Santos incluía outras opções, nomeadamente o grande mestre Jorge Ferreira e o mestre internacional José Francisco Veiga, mas a indisponibilidade destes jogadores levou à escolha de outros que se seguiam na lista de prioritários.
Segundo a lista Elo de 1 de agosto, a média da equipa portuguesa é de 2390 pontos Elo, o que lhe dá (para já) o número 34 entre as 37 seleções presentes, numa lista liderada pelos Países Baixos (2672), seguidos da Alemanha (2671) e da Hungria (2667).
Espera-se um torneio difícil para Portugal, mas as esperanças num resultado positivo são muitas, dado o potencial dos nossos jogadores.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.