Mais um marco histórico na carreira de Filipa Pipiras, a número 1 do xadrez feminino português. A jogadora do Xadrez Colégio Efanor assegurou, nesta quarta feira, dia 28 de junho, a conquita do título de mestre FIDE absoluta, ao atingir os necessários 2300 pontos no Elo. Aconteceu na quinta jornada do supertorneio Sparkassen Chess Trophy, em Dortmund (Alemanha), na qual a jogadora lusa empatou com o consagrado grande mestre norte-americano Gata Kamsky, ex-número 4 do Mundo e atual 84.º do ranking, com os seus 2659 pontos Elo.
Filipa Pipiras entrou no torneio de Dortmund com 2269 pontos Elo e, com os resultados até agora obtidos (3 pontos em 5 possíveis e uma performance de 2424), já ganhou 38 pontos, ultrapassando, portanto, os 2300 fundamentais para que lhe seja outorgado o título de mestre FIDE absoluta, quatro meses depois de ter conseguido chegar a mestre FIDE feminina.
Mesmo que venha a baixar dos 2330 pontos, Filipa Pipiras já não perde o direito ao título. Aliás, a Federação Portuguesa de Xadrez, através do rating officer, irá solicitar à FIDE a confirmação do referido título.
No Sprakassen Chess trophy, Filipa Pipiras começou bem o torneio, com um empate frente ao grande mestre francês Pierre Bailet, jogador com 2513 pontos Elo. Seguiu-se uma derrota, com outro grande mestre, o alemão Dennis Wagner (2616), e dois triunfos, com os alemães Emilian Kempe (2078) e Linus Rohm (2025), e, finalmente o magnífico empate com o ex-candidato ao título mundial Gata Kamsky.
Na sexta das nove rondas do torneio, a jogadora portuguesa defronta outro alemão, Jerome Naumair (2049).
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster. 
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.