A campeã nacional Mariana Silva concluiu o Campeonato da Europa Feminino da melhor forma, ao empatar na 10.ª e derradeira jornada do torneio, que decorreu em Rodes Grécia), com uma jogadora mais cotada – a mestre internacional grega Ekaterini Pavlidou (2201 pontos Elo) -, o que lhe valeu a 91.ª posição final, entre as 182 participantes no forte torneio.
Mariana Silva, jogadora do Vitória SC cotada com 1980 pontos Elo, totalizou 5 pontos e estabeleceu uma performance de 2095 pontos Elo, equivalentes a um ganho de 42,2 pontos.
A xadrezista lusa ainda poderia ter feito melhor, caso não tivesse falhado a vitória na partida com Pavlidou, situação que, aliás, já ocorrera na nona ronda, quando defrontou a mestre FIDE israelita Ronit Levitan, frente à qual também não concretizou uma posição de vantagem decisiva e teve de contentar-se com um empate.
Ainda assim, o Europeu de Mariana deve considerar-se muito positivo, já que a campeã nacional era a 137.ª à partida e ficou em 91.º, portanto 46 lugares à frente do número de ordem inicial, com os mesmos 5 pontos da 77.ª classificada.
Também a mestre FIDE Ana Inês Silva, irmã de Mariana e atual vice-campeã nacional, terminou o Europeu em bom estilo, ao vencer na 10.ª ronda. A “vítima” da jogadora do CX A2D foi Jona Recica (Kosovo, 1641 pontos) e o triunfo de Ana Inês valeu-lhe finalizar o torneio com 4 pontos, na 147.ª posição.
Ana Inês Silva, que possui 1933 pontos Elo, ainda logrou ganhar 0,8 pontos, tendo também terminado o torneio acima do número de ordem inicial, que era o 153.
A nova campeã da Europa é a mestre internacional absoluta Ulviyya Fatalieva (Azerbaijão), que dominou por completo o torneio, terminando com 8,5 pontos, mais um do que um grupo de oito jogadoras.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.