O mestre FIDE português José Guilherme Santos conquistou, no Torneio de Pontevedra (Espanha), a primeira norma de mestre internacional. O jogador da A.XAT Montemor-o-Novo terminou o torneio galego na sexta posição, com 6,5 pontos e uma performance de 2446 pontos Elo, suficiente para conseguir a almejada norma.
Para além da brilhante conquista, José Guilherme arrecadou 21,6 pontos Elo, o que, somados aos 7 que já tinha obtido na Final Four da Taça de e no recente Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, o coloca com 2415 em termos de “live rating”.
Para a atingir a primeira norma de mestre internacional, José Guilherme, atual campeão nacional de Sub-20 e de rápidas, ganhou quatro partidas e empatou outras cinco. As vitórias foram conseguidas perante José Pena Torres (Espanha, 1989 pontos Elo), Samuel Vilar Perez (Espanha, 2163), Alessio Valsecchi (GM, Itália, 2498) e Omya Vidyarthi (MIF, Estados Unidos, 1958). Os empates surgiram nos duelos frente a Agustin Fernandez (Espanha, 2057), Vyom Vidyarthi (MI, Estados Unidos, 2469), Juan Plazuelo (MI, Espanha, 2465), Robert Ruck (GM, Hungria, 2531), e Roberto Ledo (MI, Cuba, 2432). Deste conjunto de resultados destaca-se a vitória sobre o grande mestre italiano Alessio Valsecchi.
O 11.º Torneio Internacional de Pontevedra decorreu entre os dias 24 e 30 de julho e o vencedor foi o grande mestre indiano NR Vignesh, que somou 7 pontos. Atrás dele, a meio ponto, ficou um grupo de oito jogadores, entre os quais José Guilherme Santos.
Além de José Guilherme Santos participaram no torneio galego outros oito xadrezistas portugueses, entre os quais devem ser destacados David Farias (CX Colégio Português), que somou 4,5 pontos e ganhou 83 pontos para o Elo, e Filipe Bártolo (GX Alekhine), também com 4,5 pontos e um ganho de 73 pontos para o Elo.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.