O xadrez português vai ter um novo mestre internacional. Trata-se de José Bárria, campeão nacional da época 2023/24, que obteve a terceira e definitiva norma de MI no Magistral de Pontevedra (Galiza, Espanha), bastando agora esperar pela respetiva confirmação do título pela Federação Internacional de xadrez (FIDE).
O jogador do Vitória SC terminou o Magistral de Pontevedra na sexta posição, com 6,5 pontos, e lutou pela vitória no forte open galego na nona e derradeira jornada, na qual subiu ao primeiro tabuleiro para defrontar o grande mestre cubano Carlos Albornoz. Se tivesse derrotado o cubano da A.XAT Montemor-o-Novo, José Bárria sagrar-se-ia vencedor do Magistral, mas o resultado foi o oposto e Albornoz fez a festa do triunfo.
Ainda assim, José Bárria garantiu a norma de mestre internacional, pois a pontuação Elo do adversário (2544) serviu para obter a média suficiente da confirmação da terceira norma, registada com 6,5 pontos em 9 partidas e uma performance de 2465 pontos Elo.
Para que lhe seja atribuído em definitivo o título de MI, José Bárria, atualmente cotado com 2371 pontos Elo, não precisa de figurar nas listas Elo com 2400 pontos, pois já atingiu e superou essa marca várias vezes.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.