Com um recorde de participantes nos dois escalões (45 jogadores nos Sub-2000 e 51 nos Sub-1600) decorreram nas instalações do Centro de Comércio e Exposições de Matosinhos (Antiga Fábrica Vasco da Gama) os Campeonatos Nacionais de Amadores 2024/25.
Na categoria dos mais cotados em termos de Elo (Sub-2000), o título foi conquistado por Diogo Martins (Xadrez Colégio Efanor), que somou 5,5 pontos – venceu cinco partidas e empatou apenas uma, na sexta e derradeira ronda -, mais meio do que o segundo classificado, Pedro Fonseca (Vitória SC) e mais um do que Sergey Demyanchuk (Vitória SC), que fechou o pódio.
No grupo dos Sub-1600 o novo campeão é Miguel Gil (CX UGT Viseu), que se impôs com 5,5 pontos, mais meio do que um grupo de quatro jogadores, liderado por Carlos Ribeiro (EP Gaia/Clube de Xadrez), que ficaria em segundo. João Bernardo Costa (Musas) fechou o pódio.
Os Nacionais de Amadores no ritmo de clássicas integram um conjunto de nove campeonatos organizados pela FPX em Matosinhos, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto. A festa do xadrez na Antiga Fábrica Vasco da Gama começou com os Nacionais Femininos de Rápidas e de Semi-rápidas, no dia 31 de agosto, e termina neste domingo, dia 7, com a decisão do Nacional Absoluto e os campeonatos de Rápidas e de Semi-rápidas de Amadores.
Classificações Finais:
Sub-2000:
1.º Diogo Martins (Xadrez Colégio Efanor), 5,5 pontos
2.º Pedro Fonseca (Vitória SC), 5
3.º Sergey Demyanchuk (Vitória SC), 4,5
4.º Pedro Sousa (CA Téssera), 4,5
5.º Francisco Assunção (AX Gaia), 4.
Sub-1600:
1.º Miguel Gil (CX UGT Viseu), 5,5
2.º Carlos Ribeiro (EP Gaia/Clube de Xadrez), 5
3.º João Bernardo Costa (Musas), 5
4.º João Cruz (O Amanhã da Criança), 5
5.º António Veleirinho (AD Vagos), 5.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.