Realizadas cinco jornadas dos Campeonatos Nacionais de Jovens, que decorrem até esta quinta feira, dia 14 de abril, em Fátima, três xadrezistas estão a diferenciar-se dos restantes por serem os únicos totalistas, ou seja, venceram todas as cinco partidas e por isso lideram as respetivas categorias com 100% dos pontos somados. São eles, o mestre FIDE Bruno Martins, no escalão de Sub-20, Roman Balik, nos Sub-10 e Gonçalo Bento, nos Sub-08.
Além de ser o jogador mais cotado dos quase 200 xadrezistas que estão no Hotel Santa Maria a disputar os sete campeonatos de jovens, Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo, na foto) está a fazer valer a força dos 2323 pontos Elo que possui e lidera isolado o torneio de Sub-20, com 5 pontos, caminhando a passos largos para o título.
Bruno Martins tem um ponto de vantagem sobre o segundo classificado, Paulo Monteiro (O Amanhã da Criança), com o qual mede forças na sexta ronda, marcada para as 15 horas desta quarta feira, dia 13 de abril. Veremos se Paulo Monteiro consegue travar o líder, ou se Bruno Martins continua a melhorar a performance, que já é de 2611 pontos Elo.
O jovem ucraniano radicado em Portugal Roman Balik (Associação de Residentes de Telheiras) está a mostrar um bom xadrez entre os Sub-10 e também venceu as cinco partidas efetuadas. Na sexta ronda, Balik tem um tira-teimas importante, frente ao número 1 do torneio, também de origem ucraniana Maksym Faryma (Independente Torrense), que segue na segunda posição, a meio ponto. Faryma, recorde-se, já tem o estatuto de cidadão português, pelo que pode sagrar-se campeão nacional, ao contrário de Balik, que pode vencer o torneio, mas não lhe será atribuído o título.
À semelhança dos Sub-20, o torneio de Sub-08 tem igualmente um dominador claro. Trata-se de Gonçalo Bento (EX Porto-Colégio Efanor), que soma 5 pontos e prepara-se para conquistar o respetivo título. A um ponto de Bento estão José Diogo Brito (Escola São João Brito) e Filipe Oliveira (EX Porto-Colégio Efanor), mas ambos já foram derrotados pelo líder do torneio.
Nas restantes categorias destaca-se Filipa Pipiras (EX Porto-Colégio Efanor), que lidera isolada nos Sub-18 e pode muito bem repetir a façanha da temporada passada, na qual conquistou o título absoluto e feminino de Sub-16. Para já tem 4,5 pontos, mais meio do que o colega de equipa Miguel Sismeiro (EX Porto-Colégio Efanor), com o qual empatou na quarta ronda.
A categoria de Sub-16 tem superequilibrada, pois, ao fim de cinco jornadas há cinco jogadores empatados no primeiro lugar, com 4 pontos. São eles, Gustavo Ribeiro (CX Téssera), Filipe Bártolo (GX Alekhine), Rodrigo Basílio (CCD Corvos do Lis), Artur Guia (Ferroviários do Barreiro) e Rodrigo Paiva (EX Porto-Colégio Efanor).
Nos Sub-14 temos um duo na frente, com 4,5 pontos. José Lucas Silva (Vitória SC) e Eduardo Ferreira (CX Colégio Português) empataram entre si na quinta ronda e mantiveram-se inseparáveis na liderança.
À semelhança dos Sub-16, a categoria de Sub-12 mostra um grande equilíbrio, pois, nesta fase, há seis jogadores na frente, com 4 pontos. O grupo integra Lucas Moldovan (AR Telheiras), Daniel Freitas (GD Dias Ferreira), Sofia Valente e Gustavo Filipe (ambos da EX Porto-Colégio Efanor), Avir Adhya (CX Sintra) e Manuel Basílio (CCD Corvos do Lis).
A sexta e penúltima ronda dos Nacionais de Jovens realiza-se nesta quarta feira, dia 13 de abril, a partir das 15 horas.
A FPX acompanha a par e passo os sete torneios, com streaming das duas salas onde decorrem as comopetições e transmissão online de 40 partidas, muitas delas com comentários dos próprios jogadores. O streaming pode ser acompanhado nas plataformas Youtube, Facebook e Twitch e as partidas são transmitidas no site da FPX.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.