As equipas “A” do Estrelas de São João de Brito e do Vitória SC garantiram o acesso à final da Taça de Portugal 2023/25, que irão disputar no dia 13 de julho (domingo), no Centro de Inovação Social de Soure.
Para chegarem ao tira-teimas, os dois conjuntos saíram vitoriosos dos encontros das meias-finais: o Estrelas superou o CA Téssera, por claros 3,5-0,5, e o Vitória levou a melhor sobre a Académica de Coimbra, por 3-1.
Teremos assim uma final inédita, mas a equipa de Lisboa tem a possibilidade de conquistar a “Taça” pela segunda vez, depois de ter triunfado na edição de 2022/23, em São João da Madeira, numa final em que se impôs ao GX Alekhine.
Já o Vitória chega à final pela segunda vez, três anos depois de ter defrontado a A.XAT, em Ovar, num duelo em que a equipa de Guimarães saiu derrotada.
As quatro equipas em presença na Final Four de Soure são todas da 1.ª Divisão e também irão discutir o respetivo campeonato, a partir de segunda feira, dia 14, nas instalações do Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, também em Soure.
Apresentando um conjunto poderoso, com três grandes mestres (o indiano Venkatesh Pranav, o montenegrino Nikita Petrov e o lituano Valery Kazakouski) e um mestre internacional (o português Ruben Pereira), o Estrelas confirmou o favoritismo frente à 100% portuguesa jovem equipa do CA Téssera, num duelo em que apenas Petrov cedeu pontos, no caso um empate, na partida da segunda mesa com o mestre nacional Ricardo Dias.
O encontro entre o Vitória SC e a Académica de Coimbra era à partida menos desnivelado, mas os vimaranenses acabaram por confirmar o favoritismo, com triunfos nas segunda, terceira e quarta mesas, do mestre internacional André Sousa e dos mestres FIDE Bernardo Cesar Maestre e Pedro Gil Silva, tendo o mestre FIDE espanhol Daniel Taboas conseguido o ponto a favor dos “estudantes” na primeira mesa, no jogo com o mestre FIDE luso José Bárria.
Segundo o sorteio efetuado logo após o fim das mais-finais, na final, marcada para as 15 horas, o Estrelas de São de Brito joga de brancas nos primeiro e terceiro tabuleiros.
Taça de Portugal 2024/25
Meias-Finais
Resultados:
Vitória SC A-A. Académica de Coimbra A, 3-1
José Bárria (MF)-Daniel Taboas (MF), 0-1
Vasco Diogo (MF)-André Sousa (MI), 0-1
Bernardo Cesar Maestre (MF)-João Pedro Fernandes, 1-0
Ricardo Araújo-Pedro Gil Silva (MF), 0-1.
CA Téssera A-Estrelas S. João de Brito A, 0,5-3,5
Gustavo Ribeiro (MF)-Venkatesh Pranav (GM), 0-1
Nikita Petrov (GM)-Ricardo Dias (MN), empate
Rodrigo Ribeiro (MF)-Valery Kazakouski (GM), 0-1
Ruben Pereira (MI)-Stephane Silva (MN), 1-0.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.