Estão já definidos os semifinalistas da Taça de Portugal e a equipa A do GX Alekhine transformou-se no convidado surpresa da “final four”, após eliminar o Vitória SC A nos quartos de final.
O GX Alekhine parece talhado para a Taça de Portugal, pois já na edição do ano passado chegou à final-four, tendo, inclusivamente, passado à final, na qual foi derrotado pela equipa do Estrelas de S. João de Brito. No duelo com o Vitória SC, a equipa de Guimarães, que milita na 1.ª Divisão, reunia maior dose de favoritismo, mas o resultado final, um empate (2-2), beneficiou o conjunto de Lisboa, devido à regra da vitória em tabuleiro superior. Nas duas primeiras mesas registaram-se empates, entre o mestre FIDE António Pereira dos Santos e o mestre internacional André Sousa e entre o francês Louis Corentin e o mestre FIDE espanhol Xulio del Prado. A passagem às meias finais do GX Alekhine ficou selada com a vitória do jovem russo radicado em Portugal Roman Ryabukhin sobre o mestre FIDE Pedro Gil Silva no terceiro tabuleiro. Samuel Gonçalves obteve o único triunfo do Vitória SC, na quarta mesa, sobre Rui Marques, mas tal não foi suficiente para colocar os vimaranenses na final-four.
O Estrelas de São de Brito A, detentor da Taça de Portugal, está empenhado em conquistar de novo o troféu. Nos quartos de final despachou o CA Tèssera, por 4-0, e passou a ser o único conjunto da 1.ª Divisão ainda em prova, depois do afastamento do Vitória SC.
O mestre internacional Ruben Pereira e os mestres nacionais André Fidalgo, Luís Pedro Ferreira e Luís Sousa Reis foram os autores dos triunfos parciais da equipa de Lisboa, respetivamente frente a Ricardo Dias (MN), Gustavo Ribeiro (MF), Rodrigo Ribeiro (MN) e Igor Pires.
Os outros dois semifinalistas são a Académica de Coimbra A e o Xadrez Colégio Efanor A, ambos da 2.ª Divisão, que conseguiram vitórias pela diferença mínima (2,5-1,5), justificando o favoritismo que lhes era atribuído à partida. A Académica foi até Famalicão superar o CXA2D A, enquanto o Efanor superou o CCD Corvos do Lis, em Leiria. Nestes duelos, os titulados fizeram a diferença. Pela Académica o MI espanhol Jesus Martin Duque superou Ivo Dias no primeiro tabuleiro e pela Efanor o MI português José Francisco Veiga bateu Daniel Bray, também na primeira mesa.
A final-four da Taça de Portugal realiza-se nos dias 13 e 14 de julho, em Soure.
A foto que publicamos é do encontro entre o CCD Corvos do Lis e o Xadrez Colégio Efanor.
Quartos de final – Resultados:
Estrelas S. João de Brito A-CA Téssera A, 4-0
Parciais:
Ruben Pereira (MI)-Ricardo Dias (MN), 1-0
Gustavo Ribeiro (MF)-André Fidalgo (MN), 0-1
Luís Pedro Ferreira (MN)-Rodrigo Ribeiro (MN), 1-0
Igor Pires-Luís Sousa Reis (MN), 0-1.
CX A2D A-A. Académica de Coimbra A, 1,5-2,5
Ivo Dias (MN)-Jesus Martins Duque (MI), 0-1
Daniel Taboas (MF)-Carlos Novais), empate
João Romano-Vasco Diogo (MF), 0-1
João Sousa-Ana Inês Silva (MFF), 0-1.
GX Alekhine A-Vitória SC A, 2-2
António P. Santos (MF)-André Sousa (MI), empate
Xulio del Prado (MF)-Louis Corentin, empate
Roman Ryabukhin-Pedro Gil Silva (MF), 1-0
Samuel Gonçalves (MN)-Rui Marques, 1-0.
CCD Corvos do Lis A-Xadrez Colégio Efanor A, 1,5-2,5
Daniel Bray-José Francisco Veiga, 0-1
Miguel Sismeiro (MF)-Miguel Simões, 1-0
Rodrigo Basílio-Rodrigo Sarabando, empate
Diogo Martins-Pedro Almeida, 0-1.
A negrito as equipas apuradas.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.