A Taça de Portugal da época de 2024/25 vai para a vitrina do Estrelas de São João de Brito. A equipa lisboeta dominou a Final Four da competição, realizada no auditório do Centro de Inovação Social de Soure, e, depois de ter batido o CA Téssera nas meias-finais, por 3,5-0,5, repetiu a dose na final, desta vez com um triunfo por 3-1 frente ao Vitória SC.
Esta foi a segunda vez que o Estrelas conquistou a Taça de Portugal, repetindo o sucesso de há dois anos (em São João da Madeira, na altura frente ao GX Alekhine). Para o Vitória SC fica o sabor amargo de ter atingido pela segunda vez a final da competição e de ter voltado a perder.
Ainda assim, os vitorianos podem estar orgulhosos, pois chegaram à final depois de um triunfo claro sobre a Académica de Coimbra (3-1) e criaram mais dificuldades ao Estrelas do que o resultado deixa transparecer.
Pela diferença na pontuação Elo, o Estrelas apresentava-se como favorito ao sucesso e tal foi confirmado com os triunfos do jovem grande mestre indiano sobre o mestre FIDE português José Bárria, na primeira mesa, e do mestre internacional luso Ruben Pereira sobre o mestre FIDE também luso Pedro Gil Silva, no quarto tabuleiro.
Nos segundo e terceiro tabuleiros verificaram-se empates, dos estrelistas Nikola Petrov (grande mestre montenegrino) e Valery Kazakouski (grande mestre lituano), frente aos vitorianos André Sousa (mestre internacional português) e Bernardo Cesar Maestre (mestre FIDE espanhol).
Curiosamente, as partidas terminaram pela ordem dos tabuleiros. Tudo começou com o triunfo claro de Pranav sobre Bárria. Depois, André Sousa e Nikita Petrov acordaram num empate e tudo ficou por decidir nas partidas das terceira e quarta mesas. Ao fim de pouco mais de quatro horas registou-se o empate na terceira mesa e, pouco depois, Pedro Gil Silva capitulava frente a Ruben Pereira.
Todas as quatro equipas que participaram na Final Four da Taça de Portugal são da 1.ª Divisão e irão permanecer em Soure, para a disputa do respetivo campeonato, que decorre entre os dias 14 e 20 de julho, no Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho.
Final da Taça de Portugal 2024/25: Resultado:
Estrelas S. João de Brito A-Vitória SC A, 3-1
Parciais:
Venkatesh Pranav (GM, Índia, 2621)-José Bárria (MF, Portugal, 2370), 1-0
André Sousa (MI, Portugal, 2387)-Nikita Petrov (GM, Montenegro, 2585), empate
Valery Kousakouski (GM, Lituânia, 2567)-Bernardo Cesar Maestre (MF, Espanha, 2365), empate
Pedro Gil Silva (MF, Portugal, 2223)-Ruben Pereira (MI, Portugal, 2447), 0-1.
O Estrelas jogou de brancas no primeiro e terceiro tabuleiros.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.