A uma jornada do final do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, já são conhecidas as três equipas que garantiram o acesso à 1.ª Divisão na próxima época. Xadrez Colégio Efanor, CX Colégio Português e AFOX são as três formações promovidas.
Na Série A, o Xadrez Colégio Efanor A venceu o Clube dos Galitos A na oitava jornada, por 3,5-0,5, e passou a somar 22 pontos, mais 1 do que o Vitória SC B e mais 3 do que o CX A2D. Nesta ronda, a Efanor beneficiou da derrota do CX A2D A com o Vitória SC B (3-1), que veio impedir a equipa famalicense de alcançar os matosinhenses.
Mesmo que seja derrotada na nona e derradeira jornada, na qual defronta a AX Gaia B, a Efanor não perde o direito desportivo de subir de divisão, pois o Vitória SC, apesar de poder chegar ao primeiro lugar, está impedido de chegar à 1.ª Divisão, por ali já estar o Vitória SC A. Neste caso, aplicar-se-á o estabelecido no Regulamento de Competições e Filiações (Artigo 45, Ponto 2).
Para chegar ao topo, o Xadrez Colégio Efanor utilizou, até agora, os jogadores José Francisco Veiga (MI), Filipa Pipiras (MIF), Miguel Sismeiro (MF), Rodrigo Sarabando (MN), Lucas Gonçalves, Diogo Martins e Gabriel Silva.
Na Série B, o CX Colégio Português assegurou, à oitava jornada, o duplo sucesso de subir de divisão e de ficar em primeiro lugar. O conjunto aveirense selou o primeiro lugar com um triunfo em leiria, sobre o CCD Corvos do Lis (2,5-1,5), passando a somar 23 pontos, mais 4 do que o Cine Clube de Torres Novas, que assim já não pode chegar ao topo.
O CX Colégio Português conseguiu a subida ao principal escalão do xadrez nacional com uma equipa muito jovem, tendo, até agora, utilizado os jogadores David Farias (MN), Daniel Bernardo, Rafael Ribeiro, João Pedro Almeida, Tomás Veleirinho e Dinis Furtado.
A AFOX irá regressar à 1.ª Divisão, onde já esteve na época de 2023/24. O projeto ligado às Academias de Xadrez A.XAT volta a ser bem sucedido na 2.ª Divisão, desta vez com o assegurar antecipado do primeiro lugar na Série C.
Apesar de derrotada na oitava ronda pelo GX Alekhine (3,5-0,5), a AFOX somou o ponto que lhe faltava para manter a primeira posição, tendo agora 22 pontos, mais 2 do que o segundo posicionado, o Independente Torrense FC.
O Torrense pode ainda alcançar a AFOX em número de pontos, mas, neste caso, a AFOX tem a vantagem do duelo direto, através do triunfo sobre os rivais, na quinta ronda (2,5-1,5).
Ao longo das oito jornadas até aqui realizadas, a AFOX utilizou 13 jogadores: Lennis Martinez (MI, Cuba), Bruno Martins (MF), Pedro Rego (MF), Paulo Dias (MI), António Vasques (MF), Miguel Silva (MN), Fernando Silva (MI), Gonçalo Silva, José Ribeiro, João Cordeiro, David cadeirinhas, Marco Oliveira e Tiago Silva.
A nona e derradeira jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão está marcada para o dia 24 de maio, faltando ainda decidir as equipas que serão despromovidas à 3.ª Divisão.
Classificações após 8 jornadas:
Série A:
1.º Xadrez Colégio Efanor A, 22 pontos
2.º Vitória SC B, 21
3.º CX A2D A, 19
4.º O Amanhã da Criança A, 17
6.º AX Gaia B, 16
7.º GD Dias Ferreira B, 16
8.º CA Téssera B, 14
9.º GX Porto A, 13
10.º CX Escola João de Meira A, 8.
Série B:
1.º CX Colégio Português A, 23
2.º Cine Clube de Torres Novas A, 19
3.º ADRC Mata de Benfica A, 18
4.º A. Académica de Coimbra B, 18
5.º C. Norton de Matos A, 18 (9 jogos)
6.º CX Montemor-o-Velho A, 15
7.º CCD Corvos do Lis A, 15
8.º NS São Miguel A, 13 (9 jogos)
9.º Amadora Xadrez A, 12
10.º Desportivo Castelo Branco A, 12.
Série C:
1.º AFOX-Academias A.XAT A, 22
2.º Independente Torrense FC A, 20
3.º Estrelas S. João de Brito B, 18
4.º GX Alekhine A, 18
5.º FC Barreirense A, 16
6.º Loulé ++ A, 16
7.º Academia Xadrez Algarve A, 14
8.º Ferroviários do barreiro A, 14
9.º Sporting CP A, 14
10.º Ateneu de Montijo A, 8.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.