Após um percurso exemplar, marcado por nove triunfos nos nove encontros realizados, a Academia de Xadrez de Gaia venceu o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, um título que conquista pela 11.ª vez.
No torneio realizado em Soure, nas instalações do Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, a AX Gaia totalizou 27 pontos (os mesmos da soma dos tabuleiros) e deixou o segundo classificado, o GD Dias Ferreira, a 4 pontos de distância. Na terceira posição, a fechar o pódio, ficou o Estrelas de S. João de Brito, com 21 pontos, os mesmos da A.XAT Montemor-o-Novo, mas a equipa de Lisboa fez valer um melhor desempate, através do triunfo no duelo direto.
O pódio foi, aliás, idêntico ao do ano passado, quando a 1.ª Divisão se realizou em São João da Madeira.
Para dominar o campeonato, a AX Gaia contou com uma superequipa, que não deu hipóteses à concorrência. Na defesa do primeiro tabuleiro, os gaienses trouxeram a Portugal o consagrado grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk, um dos grandes nomes do xadrez mundial, que jogou com classe e qualidade e obteve seis vitórias e cedeu apenas dois empates, frente aos mestres internacionais André Sousa (Portugal, Vitória SC) e Diego Macias (Espanha, Assembleia Figueirense).
Completaram o sucesso da AX Gaia os grandes mestres Samuel Ter-Sahakyan (Arménia, 6 pontos em 8 jogos), Leandro Krysa (Argentina, 3,5 em 6), Sergey Fedorchuk (Ucrânia, 6,5 em 8) e Alisher Suleimenov (Cazaquistão, 4 em 6).
O GD Dias Ferreira apresentou sempre o mesmo quarteto, liderado pelo grande mestre e número 1 português Jorge Ferreira, que averbou 5,5 pontos em 9 partidas. Os outros jogadores da equipa matosinhense foram, David Martins (MI, Portugal, 4 em 9), Anand Pranav (GM, Índia, 7,5 em 9) e Alexandr Fier (GM, Brasil, 6,5 em 9).
Já o Estrelas de S. João de Brito utilizou cinco jogadores: Daniel Alsina (GM, Espanha, 3 em 7), Yevgeniy Roshka (MI, Ucrânia, 4 em 8), Danyyil Dvirnyy (GM, Itália (4,5 em 7), Vladislav Larkin (MI, Ucrânia, 6 em 8) e Ruben Pereira (MI, Portugal, 4,5 em 6).
Com o 11.º título agora alcançado, a AX Gaia iguala o Sporting e o Boavista na lista das equipas com mais títulos obtidos.
As equipas do CX Montemor-o-Velho CTGA, da AFOX e da ADRC Mata de Benfica, respetivamente oitava, nona e 10.ª classificadas, não escaparam à descida à 2.ª Divisão, sendo substituídas na próxima época por CA Téssera, Académica de Coimbra e CAC Pontinha, vencedores das séries A, B e C da 2.ª Divisão desta época 2023/24.
Classificação final:
1.º AX Gaia, 27 pontos (27 na soma dos tabuleiros)
2.º GD Dias Ferreira, 23 (23,5)
3.º Estrelas S. João de Brito, 21 (22)
4.º A.XAT Montemor-o-Novo, 21 (20)
5.º Assembleia Figueirense, 18 (18,5)
6.º EP Gaia/Clube de Xadrez, 16 (15,5)
7.º Vitória SC, 16 (15,5)
8.º CX Montemor-o-Velho/CTGA, 16 (18)
9.º AFOX, 13 (12,5)
10.º ADRC Mata de Benfica, 9 (5,5).
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.