Realizaram-se neste sábado, dia 24 de junho, os quartos de final da 44.ª edição da Taça de Portugal, que definiram o apuramento das equipas para a Final Four da prova, marcada para os dias 15 e 16 de julho, em São João da Madeira.
As equipas apuradas para a Final Four são a A.XAT Montemor-o-Novo A, o Estrelas de São João de Brito A, o GX Alekhine A e o CX Colégio Português A. Teremos, portanto, duas equipas da 1.ª Divisão e duas da 2.ª Divisão a disputar a Taça de Portugal e o ordenamento das meias finais irá ser definido já esta segunda feira, dia 26 de junho, em sorteio a realizar na sede da Federação Portuguesa de Xadrez.
Dos quatro apurados para a Final Four, olhando aos respetivos quartetos apresentados para os encontros dos quartos de final, a maior surpresa veio do CX Colégio Português, que foi a Matosinhos eliminar o xadrez Colégio Efanor. No “duelo de colégios”, os de Aveiro foram superiores e venceram por 2,5-1,5. A vitória do CX Colégio Português foi conseguida sobretudo através dos empates impostos por Rodrigo Sarabando e Daniel Bernardo, respetivamente ao mestre internacional José Francisco Veiga e ao mestre FIDE Miguel Sismeiro, nas duas primeiras mesas, e da vitória de Rafael Ribeiro sobre Simão Pintor, na terceira mesa.
A A.XAT Montemor-o-Novo, detentora do troféu, foi ao Porto defrontar a equipa do GX Porto e, apesar do empate (2-2), passou a eliminatória, graças aos triunfos nos tabuleiros superiores, do mestre FIDE Bruno Martins e do mestre internacional Paulo Dias, respetivamente frente aos mestres nacionais António Silva e Alberto Paulo Ferreira.
O Estrelas de São João de Brito não brincou em serviço e chamou o grande mestre espanhol Daniel Alsina para defender o primeiro tabuleiro, frente ao CA Téssera. O duelo terminou com o triunfo da equipa de Lisboa, por 3-1, tendo Alsina batido o mestre nacional Ricardo Dias. Na segunda mesa verificou-se um empate entre o mestre internacional Ruben Pereira (Estrelas) e o mestre nacional Stephane Silva, o mesmo sucedendo no quarto tabuleiro na partida entre o mestre nacional Luís Ferreira e Gustavo Ribeiro. A vitória do Estrelas de São João de Brito, recente campeão nacional de rápidas, foi selada pelo triunfo parcial do mestre nacional André Fidalgo frente a Rodrigo Ribeiro.
O GX Alekhine bateu a AX Gaia, por 3-1, beneficiando do facto da equipa gaiense não ter alinhado com os titulados estrangeiros do plantel. O encontro ficou marcado pelo sempre interessante duelo entre o mestre FIDE António Pereira dos Santos e o mestre internacional António Fróis na primeira mesa, que António ganhou após intensa batalha.
Quartos de final: Resultados:
Xadrez Colégio Efanor A-CX Colégio Português A, 1,5-2,5
Parciais:
José Francisco Veiga (MI)-Rodrigo Sarabando, empate
Miguel Sismeiro (MF)-David Farias, empate
Simão Pintor-Rafael Ribeiro, 0-1
António Caramez Pereira-David Farias, empate
GX Porto A-A.XAT Montemor-o-Novo A, 2-2
Parciais:
António Silva (MN)-Bruno Martins (MF), 0-1
Alberto Paulo Ferreira (MN)-Paulo Dias (MI), 0-1
António Firmino Silva-José Ribeiro, 1-0
José Veríssimo-João Prazeres, 1-0
Estrelas São João de Brito A-CA Téssera A, 3-1
Parciais:
David Alsina (Espanha, GM)-Ricardo Dias (MN), 1-0
Ruben Pereira (MI)-Stephane Silva (MN), empate
André Fidalgo (MN)-Rodrigo Ribeiro, 1-0
Luís Ferreira (MN)-Gustavo Ribeiro, empate
GX Alekhine A-AX Gaia A, 3-1
Parciais:
António Pereira dos Santos (MF)-António Fróis (MI), 1-0
Diego Freijo (Espanha)-Bruno Figueiredo, 1-0
Markus Hansson (Estónia)-Francisco Assunção, 0-1
Rui Marques-Luís Sá, 1-0.
A negrito as equipas apuradas para as meias finais.
Resultados completos da 44.ª Taça de Portugal em:
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.