Alberto Mendes, o jogador mais antigo em atividade regular no xadrez português, foi agraciado pela Câmara Municipal de Odivelas com a distinção de “Excelência Desportiva”, um reconhecimento pelo papel relevante que tem tido na promoção do desporto naquele município, sobretudo no xadrez.
Aos 93 anos, Alberto Mendes continua em força nos tabuleiros, como o tem demonstrado em vários torneios nacionais e no Distrito de Lisboa, sempre ao serviço do Ginásio Clube de Odivelas, clube que representa há mais de 35 anos e no qual teve vários cargos, incluindo o de presidente.
Dos múltiplos títulos que obteve destaca-se o de campeão de Moçambique (onde nasceu, em 1932), em 1967. Recentemente, representou Portugal na categoria de +65 anos no Campeonato do Mundo de Veteranos de 2024, realizado em Porto Santo.
O Município de Odivelas já havia agraciado Alberto Mendes com a Medalha de Dedicação Desportiva (grau bronze), em 2011, pelo seu contributo para a dignificação do concelho.
A atribuição da distinção de “Excelência desportiva” a Alberto Mendes aconteceu na Gala do Desporto de Odivelas de 2025, ocorrida no sábado, dia 20 de setembro.
A FPX regozija-se pela atribuição de tal distinção, a uma personalidade que tem dignificado o xadrez nacional.
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.