Decorreram em Soure os Campeonatos Nacionais de jovens de Semi-rápidas, a última prova referente à época de 2020/2021, e as equipas da A.XAT de Montemor-o-Novo e da Escola de Xadrez do Porto ficaram com maiores razões para celebrar, pois conquistaram os dois últimos títulos coletivos da temporada. A A.XAT impôs-se na categoria de Sub-14 a Sub-20, enquanto a EX Porto triunfou na categoria de Sub-08 a Sub-12.
Para o conjunto de Montemor-o-Novo este título é o culminar de uma época brilhante ao nível coletivo, já que a A.XAT venceu todas as provas coletivas em que participou: Nacional da 1.ª Divisão, Nacional de Semi-Rápidas Absoluto, Nacional de Rápidas Absoluto, Nacional de Rápidas de Jovens da categoria de Sub-14 a Sub-20 e, finalmente, Nacional de Semi-rápidas de Jovens da categoria de Sub-14 a Sub-20.
A forma como a A.XAT conquistou mais este título não deixou qualquer dúvida, pois conseguiu sete vitórias nos sete encontros realizados e totalizando 21 pontos. Em termos de pontos de tabuleiro, a A.XAT apenas cedeu 1,5 e na demonstração de classe do conjunto sobressaíram o mestre FIDE José Francisco Veiga e João Cordeiro, que ganharam todas as sete partidas realizadas. Cordeiro, aliás, teve um fim de semana em grande, pois tinha já conseguido em Soure o título nacional individual de Semi-rápidas da categoria de Sub-20.
Completaram o sucesso coletivo da equipa de Montemor-o-Novo o mestre FIDE Bruno Martins (6 em 7) e Tiago Silva (6,5 em 7).
O pódio deste campeonato ficou completo com o CCD Corvos do Lis, que somaram 18 pontos, e o Vitória SC, que obteve um significativo terceiro lugar em ano de estreia da equipa vimaranense.
O título da Escola de Xadrez do Porto na categoria de Sub-08 a Sub-12 foi mais difícil do que o da A.XAT entre os mis velhos, mas também não deixou grandes dúvidas. Os portuenses somaram 17 pontos, correspondentes a cinco vitórias e um empate nas seis jornadas realizadas, deixando o segundo lugar para o GD Ferroviários do Barreiro (15 pontos) e o terceiro para o CX Sintra (também com 15 pontos).
Fizeram parte da equipa campeã os jogadores Maria Rita Pinto, Miguel Rocha, Gustavo Filipe, Sofia Valente e Duarte Melo.
No sábado, dia 23 de outubro, realizaram-se os Campeonatos Nacionais Individuais das várias categorias (de Sub-08 a Sub-20).
Além do já referido João Cordeiro, dominador entre os Sub-20, destaque para o percurso imparável do mestre FIDE José Guilherme Santos (GX Alekhine) na forte competição de Sub-18, que ganhou com 100% (nove em nove), à frente de Miguel Sismeiro (EX Porto) e do mestre FIDE José Francisco Veiga (A.XAT).
Outro campeão 100% vitorioso (neste caso com sete em sete) foi Rodrigo Sarabando, do CX Colégio Português, nos Sub-14.
A equipa aveirense do CX Colégio Português levou para casa outro título, através de David Farias, nos Sub-12, que também teve um fim de semana ótimo, pois ganhou os jogos todos no torneio por equipas de Sub-08 a Sub-12.
Também com razões para festejar ficaram os responsáveis do CCD Corvos do Lis, que viram os irmãos Rodrigo e Henrique Basílio conquistarem os títulos nas respetivas categorias (Sub-16 e Sub-10).
O título entre os mais jovens (Sub-08) foi para Tiago Frutuoso (EX Porto).
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.