A equipa A da A.XAT de Montemor-o-Novo revalidou o título nacional por equipas de semi-rápidas, ao impor-se na competição, que decorreu nas instalações do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.
Número 1 à partida de um torneio muito participado – estiveram em ação 76 equipas – o conjunto principal da A.XAT chegou ao fim das oito rondas do campeonato com os mesmos pontos (22) da Escola de Xadrez do Porto-Colégio Efanor A, mas o desempate foi favorável à equipa de Montemor-o-Novo.
O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo GD Ferroviários do Barreiro A, que terminou isolado, com 21 pontos.
Para se sagrar campeã nacional, a A.XAT A utilizou sempre os mesmos quatro jogadores. Os mestres FIDE José Francisco Veiga e Bruno Martins, o mestre internacional Paulo Dias e o mestre FIDE Pedro Rego foram, por esta ordem de tabuleiros os quatro magníficos da atualmente mais bem sucedida equipa do xadrez nacional, que se tem destacado a vencer as provas coletivas.
A A.XAT conseguiu seis vitórias e dois empates, estes frente à EX Porto-Colégio Efanor e frente ao Vitória SC. Já a EX Porto-Colégio Efanor, igualmente com um quarteto fixo (Miguel Sismeiro, Paulo Pinho, Filipa Pipiras e António Caramez Pereira), também conseguiu seis vitórias e dois empates, o tal frente à A.XAT A e outro perante a equipa B do Grupo de Xadrez Alekhine. O detalhe do desempate foi favorável à A.XAT no somatório do número total de pontos por tabuleiros (25,5 contra 23,5 da EX Porto).
O equilíbrio, aliás, foi a nota dominante deste Nacional de semi-rápidas, que teve emoção até aos últimos lances. Basta dizer que, ao fim de seis jornadas, havia oito equipas igualadas na primeira posição e que, à entrada da oitava ronda, ainda havia quatro conjuntos empatados no topo. Na jornada decisiva, a equipa A da A.XAT bateu o GX Alekhine A, por 3-1, enquanto a EX Porto-Colégio Efanor superou o Vitória SC, por 2,5-1,5.
Esta edição do Campeonato Nacional de Semi-rápidas por equipas, também designado Memorial José Vereda – insigne marinhense que introduziu o xadrez no Sport Operário Marinhense – era para ser disputada no dia 29 de janeiro, mas a situação pandémica da Covid-19 na altura levou a FPX a ter de adiar a prova. A nova data (30 de abril) acabou por se revelar do agrado das equipas, que se fizeram representar em força na Marinha Grande. Foi também a primeira prova de xadrez da FPX realizada sem qualquer restrição motivada pela Covid-19.
Classificação final:
1.º A.XAT Montemor-o-Novo A, 22 pontos (25,5 pontos por tabuleiros)
2.º EX Porto-Colégio Efanor, 22 (23)
3.º GD Ferroviários do Barreiro A, 21 (24)
4.º ADRC Mata de Benfica, 20 (24,5)
5.º GX Alekhine A, 20 (22,5)
6.º A.XAT Montemor-o-Novo B, 20 (21,5)
7.º CCD Corvos do Lis A, 20 (21,5)
8.º Vitória SC A, 20 (21)
9.º CX Montemor-o-Velho/CTGA A, 20 (20)
10.º Estrelas S. João de Brito A, 19 (22).
Resultados e classificações completas em: https://chess-results.com/tnr605474.aspx?lan=1
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.