O xadrez português irá ter um novo mestre internacional. Trata-se de Bruno Martins, jogador da AFOX/Academias A.XAT, que assegurou a terceira e definitiva norma de MI no torneio Masters do Maia Chess Open, a primeira prova do circuito Portugal Chess Tour 2025/26.
Bruno Martins somou 6,5 pontos nas nove jornadas da prova, registando uma performance de 2466, suficiente para a norma de MI, que também o conduz à atribuição direta do título, uma vez que ganhou pontos Elo suficientes para ultrapassar a barreira dos 2400.
O torneio de Bruno Martins, que terminou na sexta posição, foi exemplar, coroado com quatro vitórias e cinco empates, o último dos quais na nona e derradeira ronda, frente ao grande mestre espanhol Fernando Cuenca, numa partida que decorreu na quarta mesa.
Norma também para David Farias
A norma de Bruno Martins não foi a única de xadrezistas portugueses no torneio maiato, pois também o mestre nacional David Farias (CX Colégio Português) conseguiu esse feito.
Ao vencer o mestre FIDE escocês Rishi Vujaykumar na nona jornada, David Farias, de 16 anos, chegou aos 6 pontos e, com uma performance de 2459, alcançou a primeira norma de MI da carreira.
O vencedor do Maia Chess Open Masters foi o grande mestre israelita Evgeny Postny, que somou 7,5 pontos e terminou isolado na primeira posição. Para se sagrar vencedor do torneio, Postny bateu na nona ronda o grande mestre canadiano radicado em Portugal Kevin Spraggett.
O melhor português na prova foi o mestre internacional André Sousa (Vitória SC), que somou 7 pontos e terminou no quarto lugar. Os bons desempenhos de André Sousa, de Bruno Martins e de José Bárria no open maiato abrem boas perspetivas para o Europeu de Seleções, que decorre em outubro, em Batumi (Geórgia), já que os três xadrezistas integram a seleção nacional absoluta.
O Maia Masters, um dos mais fortes opens de sempre no nosso país, foi o principal torneio do Festival da Maia, que levou 340 jogadores a terras do Lidador. No Torneio Under 2000, que decorreu paralelamente ao Masters, o vencedor foi o coreano Yubin Kim.
Maia Masters – Classificação final:
1.º Evgeny Postny (GM, Israel), 7,5 pontos
2.º Pouya Idani (GM, Irão), 7
3.º Manuel Perez Candelário (GM, Espanha), 7
4.º André Sousa (MI, Portugal), 7
5.º Muhammad Khusenkhojaev (MI, Tajiquistão), 6,5
6.º Bruno Martins (MF, Portugal), 6,5
7.º Sion Medina (MI, México), 6,5
8.º Mads Andersen (GM, Dinamarca), 6,5
9.º José Fernando Cuenca (GM, Espanha), 6,5
10.º Ilia Smirin (GM; Israel), 6,5.
Resultados e classificação completa em: https://s3.chess-results.com/tnr1136199.aspx?lan=1&art=1&rd=9&flag=30&SNode=S0
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.