São já conhecidos os primeiros oito campeões dos Nacionais de Jovens de xadrez, que decorrem com sucesso no Pavilhão de Atividades Económicas Desportivas e Culturais, em Pombal. Ricardo Dias (CA Téssera) e Rita Jorge (Estrelas S. João Brito), nos Sub-20, José Guilherme Santos (GX Alekhine) e Beatriz Oliveira (CX Colégio Português), nos Sub-18, Miguel Sismeiro (EX Porto) e Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira), nos Sub-16, e Rodrigo Basílio (CCD Corvos do Lis) e Filipa Camacho (CX Colégio Português), nos Sub-14, foram os mais fortes e levaram para casa os títulos nas respetivas categorias.
Neste regresso do xadrez presencial aos tabuleiros jovens sobressaiu a qualidade das partidas, nas quais foi possível verificar uma boa evolução dos jogadores.
Os campeonatos ficaram todos decididos apenas na derradeira ronda, na qual se verificaram algumas surpresas. Nos Sub-20, por exemplo, Ricardo Dias cedeu um empate, frente a Eduardo Nunes (Académica de Coimbra), e permitiu que João Pedro Fernandes (Académica de Coimbra), vencedor de Marcelo Carreira (CCD Corvos dos Lis), o alcançasse nos 6 pontos. No entanto, Ricardo Dias segurou o título por ter batido João Pedro Fernandes na terceira ronda.
Nos Sub-18, José Guilherme Santos, que era o número 3 à partida, dominou o campeonato, cedendo apenas um empate (frente a Diogo Camacho do CX Colégio Português), à sexta ronda) e terminando o torneio com uma performance de 2200 e conquistando 46 pontos Elo.
Nos Sub-16, Miguel Sismeiro terminou isolado, com 6 pontos, depois de vencer Rodrigo Ribeiro (CX Téssera) na sétima ronda e beneficiar da derrota de Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) com Miguel Simões (CCD Corvos do Lis). Filipa caiu assim para a terceira posição (em segundo ficou Pedro Gil Silva, do Fórum Airão S. João) mas conquistou o esperado título feminino na categoria.
O campeonato mais renhido dos quatro foi o da categoria de Sub-14, que terminou com três jogadores nos 5,5 pontos. As contas do desempate foram favoráveis e Rodrigo Basílio, que assim superou Artur Guia (GD Ferroviários do barreiro) e Filipe Bártolo (GX Alekhine). No setor feminino, a última jornada foi inglória para Sara Soares (EX Porto), que foi derrotada por Rodrigo Sarabando (CX Colégio Português) e perdeu um campeonato que tinha dominado desde as primeiras rondas. A grande beneficiada foi Filipa Camacho, que superou o companheiro de equipa Tomás Veleirinho e atingiu 5 pontos para se sagrar campeã, enquanto Maria Beatriz Areal (O Amanhã da Criança) ficou vice-campeã, ao derrotar Tiago Fernandes (EX Porto) e totalizar 4,5 pontos. Para Sara Soares ficou um amargo terceiro lugar no pódio feminino.
Terminados os campeonatos das categorias de Sub-20, Sub-18, Sub-16 e Sub-14, o mesmo espaço no Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais, depois de devidamente preparado para assegurar o cumprimento das normas de higiene e segurança, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, deu lugar aos campeonatos das categorias de Sub-12, Sub-10 e Sub-08.
Estas provas jogam-se a um ritmo mais rápido e os respetivos campeonatos terminam no domingo, dia 6 de setembro.
Informações e Classificação final em: https://fpx.pt/site/calendario/jovens/2019-2020-jovens-sub-08-a-sub-20
O mestre FIDE Gustavo Ribeiro iniciou o Europeu da categoria de Sub-18 Absolutos com uma vitória surpreendente sobre o número 1 do torneio e tem mantido um registo muito positivo na prova. Na sexta jornada da competição, que decorre em Budva (Montenegro), o jogador luso juntou a excelência no tabuleiro a uma...
O mestre internacional ucraniano Vladislav Larkin foi o vencedor do GXA Memorial Alekhine 2025, torneio fechado realizado em Lisboa e organizado pelo GX Alekhine, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Xadrez. Larkin, que habitualmente defende as cores do Estrelas de S. João de Brito nos torneios em Portugal,...
O mestre FIDE Fernando Ribeiro, único representante de Portugal no Campeonato do Mundo de Veteranos (categoria +50 Anos), terminou a prova a meio da tabela, na 75.ª posição. O jogador da Casa do Povo de Mangualde, atual campeão nacional da categoria, somou 5,5 pontos nas 11 rondas do Mundial, que decorreu em...
A equipa da AX Gaia, campeã nacional da 1.ª Divisão, entrou em grande na época 2025/26, ao conquistar a Supertaça, depois de bater na final o Estrelas de São João de Brito (vencedor da Taça de Portugal). Os gaienses fizeram a festa em casa, nas instalações da Escola Profissional...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.