O jovem mestre nacional Bruno Martins, da A.Xat de Montemor-o-Novo, foi o maior protagonista da primeira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, ao impor uma derrota ao campeão nacional, André Sousa (Profigaia/Escola Profissional), e demonstrando que a questão das hierarquias é algo para colocar em causa no auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde, até ao dia 14 de setembro, decorre o torneio, sob os auspícios da Cidade Europeia do Desporto.
As contas do favoritismo ao título ficaram assim logo baralhadas na primeira ronda, que trouxe partidas muito animadas e disputadas. Além de Bruno Martins, os companheiros de equipa da A.XAT, Paulo Dias e José Francisco Veiga, também entraram a ganhar, batendo, respetivamente, André Fidalgo (Estrelas S. João Brito) e Vasco Diogo (Académica de Coimbra).
A outra vitória da jornada inaugural coube a Luís Sousa Reis (AX Portugal/Atlantidiagonal), que superou António Pereira dos Santos GX Alekhine).
Um dos duelos mais esperados da jornada, entre o 16 vezes campeão nacional António Fernandes (AX Portugal/Atlantidiagonal) e Sérgio Rocha (FC Barreirense) terminou empatado.
A Fase Final do Nacional Absoluto decorre até ao dia 14, com jornadas diárias, a partir das 15 horas. No dia 10 haverá duas rondas, com início às 14 e 20.30 horas, e no último dia a jornada começa às 14 horas.
A Federação Portuguesa de Xadrez garante a cobertura do torneio via streaming, com câmaras em direto, e comentários das partidas, a cargo do mestre FIDE Pedro Rego, via plataforma Twitch, na conta “fpx1927”.
As partidas podem igualmente ser acompanhadas no site da FPX, bastando clicar na campainha do lado direito da página. As plataformas internacionais “chess24”, “follow chess” e “chess bomb” também transmitem em direto as partidas do campeonato.
1.ª Jornada – Resultados:
António Fernandes (GM, AX Portugal/Atlantidiagonall)-Sérgio Rocha (MI, FC Barreirense), empate
António Pereira dos Santos (MF, GX Alekhine)-Luís Sousa Reis (MN, AX Portugal/Atlantidiagonall), 0-1
André Fidalgo (MN, Estrelas S. João Brito)-Paulo Dias (MI, A.XAT Montemor-o-Novo), 0-1
Bruno Martins (MN, A.XAT Montemor-o-Novo)-André Sousa (MI, Profigaia/Escola Profissional), 1-0
Vasco Diogo (MF, Académica de Coimbra)-José Francisco Veiga (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 0-1.
Classificação:
1.ºs Bruno Martins, José Francisco Veiga, Luís Sousa Reis e Paulo Dias, 1 ponto; 4.ºs António Fernandes e Sérgio Rocha, 0,5; 7.ºs André Fidalgo, Sousa, António Pereira dos Santos e Vasco Diogo, 0.
A delegação portuguesa presente nos Mundiais de Jovens das categorias de Sub-14 a Sub-18, que decorreram entre os dias 4 e 15 de outubro, em Durres (Albânia), cumpriu grande parte dos objetivos delineados e o saldo das 11 jornadas pode considerar-se positivo. Artur Guia (Sub-18 Absolutos), Beatriz Areal (Sub-18 Femininos),...
A seleção absoluta de Portugal guardou o melhor para o fim do Campeonato da Europa de Batumi (Geórgia) e venceu a Suécia na nona e última jornada, o que conduziu a uma classificação histórica (23.º entre 40 equipas). O triunfo sobre os suecos verificou-se pela margem mínima...
Depois de ter sido derrotada pela diferença mínima (2,5-1,5) por Israel na oitava jornada do Europeu de Batumi (Geórgia) a seleção feminina de Portugal, repetiu o resultado na nona a última ronda, desta vez frente à Croácia. Esta foi a sexta derrota da equipa portuguesa, que somou 5 pontos...
Alberto Mendes, o jogador mais antigo em atividade regular no xadrez português, foi agraciado pela Câmara Municipal de Odivelas com a distinção de “Excelência Desportiva”, um reconhecimento pelo papel relevante que tem tido na promoção do desporto naquele município, sobretudo no...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.