O jovem mestre nacional Bruno Martins, da A.Xat de Montemor-o-Novo, foi o maior protagonista da primeira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, ao impor uma derrota ao campeão nacional, André Sousa (Profigaia/Escola Profissional), e demonstrando que a questão das hierarquias é algo para colocar em causa no auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde, até ao dia 14 de setembro, decorre o torneio, sob os auspícios da Cidade Europeia do Desporto.
As contas do favoritismo ao título ficaram assim logo baralhadas na primeira ronda, que trouxe partidas muito animadas e disputadas. Além de Bruno Martins, os companheiros de equipa da A.XAT, Paulo Dias e José Francisco Veiga, também entraram a ganhar, batendo, respetivamente, André Fidalgo (Estrelas S. João Brito) e Vasco Diogo (Académica de Coimbra).
A outra vitória da jornada inaugural coube a Luís Sousa Reis (AX Portugal/Atlantidiagonal), que superou António Pereira dos Santos GX Alekhine).
Um dos duelos mais esperados da jornada, entre o 16 vezes campeão nacional António Fernandes (AX Portugal/Atlantidiagonal) e Sérgio Rocha (FC Barreirense) terminou empatado.
A Fase Final do Nacional Absoluto decorre até ao dia 14, com jornadas diárias, a partir das 15 horas. No dia 10 haverá duas rondas, com início às 14 e 20.30 horas, e no último dia a jornada começa às 14 horas.
A Federação Portuguesa de Xadrez garante a cobertura do torneio via streaming, com câmaras em direto, e comentários das partidas, a cargo do mestre FIDE Pedro Rego, via plataforma Twitch, na conta “fpx1927”.
As partidas podem igualmente ser acompanhadas no site da FPX, bastando clicar na campainha do lado direito da página. As plataformas internacionais “chess24”, “follow chess” e “chess bomb” também transmitem em direto as partidas do campeonato.
1.ª Jornada – Resultados:
António Fernandes (GM, AX Portugal/Atlantidiagonall)-Sérgio Rocha (MI, FC Barreirense), empate
António Pereira dos Santos (MF, GX Alekhine)-Luís Sousa Reis (MN, AX Portugal/Atlantidiagonall), 0-1
André Fidalgo (MN, Estrelas S. João Brito)-Paulo Dias (MI, A.XAT Montemor-o-Novo), 0-1
Bruno Martins (MN, A.XAT Montemor-o-Novo)-André Sousa (MI, Profigaia/Escola Profissional), 1-0
Vasco Diogo (MF, Académica de Coimbra)-José Francisco Veiga (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 0-1.
Classificação:
1.ºs Bruno Martins, José Francisco Veiga, Luís Sousa Reis e Paulo Dias, 1 ponto; 4.ºs António Fernandes e Sérgio Rocha, 0,5; 7.ºs André Fidalgo, Sousa, António Pereira dos Santos e Vasco Diogo, 0.
O mestre FIDE Rodrigo Ribeiro (EP Gaia/Clube de Xadrz) sagrou-se vencedor da 43.ª edição do Torneio Aberto de Xadrez de Cucujães, a sétima prova do circuito Portugal Chess Tour da época 2025/26. Neste torneio de sete rondas no ritmo de clássicas, o equilíbrio foi a nota dominante, com quatro...
O mestre FIDE Gustavo Ribeiro foi o melhor jogador da delegação portuguesa no Campeonato Europeu de Xadrez Rápido, que decorreu em Pristina (Kosovo), ao conseguir a 50.ª posição na prova de rápidas e a 55.ª na de semi-rápidas. Gustavo somou 8,5 pontos nas 13 rondas do torneio de...
O mestre internacional José Bárria (Vitória SC) foi o vencedor da 27.ª edição do Open de Xadrez da Freguesia de Benfica, o sexto torneio do circuito Portugal Chess Tour 2025/26, segundo no ritmo de semi-rápidas. Bárria era o número 1 à partida e justificou plenamente esse...
O mestre internacional e campeão nacional absoluto André Sousa juntou mais um título à já sua vasta coleção, ao sagrar-se campeão nacional de semi-rápidas da época 2025/26, depois de vencer o torneio do género mais participado de sempre, realizado nos Paços do...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.