A Assembleia Geral do Comité Paralímpico de Portugal aprovou, nesta quinta feira, dia 27 de novembro, a entrada da Federação Portuguesa de Xadrez como membro daquela estrutura.
Trata-se de mais um forte lance da nossa federação no tabuleiro das relações institucionais, que neste caso servirá para incrementar os projetos da FPX para levar o xadrez às pessoas com deficiência. Neste âmbito, merece especial relevância o atual projeto de desenvolvimento do xadrez tátil, destinado aos jogadores invisuais.
A FPX junta-se assim a uma larga família, da qual já faziam parte 48 federações e instituições, os membros do Comité Paralímpico de Portugal.
O Comité Paralímpico de Portugal, que tem como lema “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”, foi fundado em 26 de setembro de 2008.
O organismo tem como missão “divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional” e “promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do caráter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social e a responsabilidade de gerir os Programas de Preparação Paralímpica e Surdolímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos”, segundo pode ler-se na apresentação do Comitér Paralímpico de Portugal.
Este comité é ainda o responsável pelas participações portuguesas nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.
A reunião magna do Comité Paralímpico de Portugal realizou-se nas instalações da Associação dos Desficientes das Forças Armadas (ADFA), em Lisboa.
A Direção da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) vem, por este meio, informar todos os clubes, atletas e demais interessados sobre as seguintes alterações ao calendário competitivo e eventos nacionais:1. Adiamento de Jogos – 4ª Jornada (CN Equipas)Após solicitação...
Decorreu neste domingo, dia 1 de fevereiro, a terceira eliminatória da Taça de Portugal 2025/26, correspondente aos 16 avos de final da prova. Quase todas as equipas que se apresentaram para os encontros com quartetos mais fortes confirmaram o respetivo favoritismo. O duelo à partia mais prometedor era o encontro entre a AX...
O mestre internacional Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo) venceu, pela terceira vez em quatro edições, o Torneio Centenário do Sport Operário Marinhense, prova de semi-rápidas a contar para o circuito Portugal Chess Tour, que contou com 77 jogadores nas instalações do SOM, um dia depois do...
Com um percurso 100% vitorioso, o Estrelas S. João de Brito A conquistou o título nacional de semi-rápidas, após prova que levou 144 formações às instalações do Sport Operário Marinhense (Marinha Grande). Este foi o segundo título consecutivo da equipa lisboeta, que...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.