A Assembleia Geral do Comité Paralímpico de Portugal aprovou, nesta quinta feira, dia 27 de novembro, a entrada da Federação Portuguesa de Xadrez como membro daquela estrutura.
Trata-se de mais um forte lance da nossa federação no tabuleiro das relações institucionais, que neste caso servirá para incrementar os projetos da FPX para levar o xadrez às pessoas com deficiência. Neste âmbito, merece especial relevância o atual projeto de desenvolvimento do xadrez tátil, destinado aos jogadores invisuais.
A FPX junta-se assim a uma larga família, da qual já faziam parte 48 federações e instituições, os membros do Comité Paralímpico de Portugal.
O Comité Paralímpico de Portugal, que tem como lema “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”, foi fundado em 26 de setembro de 2008.
O organismo tem como missão “divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional” e “promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do caráter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social e a responsabilidade de gerir os Programas de Preparação Paralímpica e Surdolímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos”, segundo pode ler-se na apresentação do Comitér Paralímpico de Portugal.
Este comité é ainda o responsável pelas participações portuguesas nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.
A reunião magna do Comité Paralímpico de Portugal realizou-se nas instalações da Associação dos Desficientes das Forças Armadas (ADFA), em Lisboa.
Com um extraordinário registo de 7,5 pontos em nove rondas e uma performance de 2497 pontos Elo, o mestre nacional David Farias (CX Colégio Português) sagrou-se vencedor do Torneio Nacional de Mestres 2025/26, prova que decorreu em Pombal, nas instalações do Hotel Pombalense. David Farias, de apenas 16 anos,...
Os jovens do CX Colégio Português brilharam nos Torneios Nacionais de Mestres e de Honra, que decorreram em Pombal, no Hotel Pombalense, entre 17 e 23 de dezembro. Além da retumbante vitória de David Farias no Torneio de Mestres, o clube aveirense celebrou o sucesso extraordinário de João Pedro Almeida no...
O xadrez português tem mais um mestre FIDE. David Farias, jovem jogador do CX Colégio Português, superou a barreira dos 2300 pontos, ao vencer o mestre internacional José Francisco Veiga na segunda jornada do Torneio Nacional de Mestres 2025/26, e assegurou o título de mestre FIDE. Farias estava cotado na lista Elo...
O mestre FIDE Rodrigo Ribeiro (EP Gaia/Clube de Xadrz) sagrou-se vencedor da 43.ª edição do Torneio Aberto de Xadrez de Cucujães, a sétima prova do circuito Portugal Chess Tour da época 2025/26. Neste torneio de sete rondas no ritmo de clássicas, o equilíbrio foi a nota dominante, com quatro...
Copyright © 2019 Grupo MediaMaster.
Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies, para guardar informação de forma segura no seu computador.
Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.